Estudo revela que regresso às aulas é pior do que mudar de casa

É tempo de dizer adeus às férias, fazer contas, rever horários, comprar o material escolar que ainda falta e preparar a mochila dos miúdos dia após dia. O regresso às aulas pode ser um dos momentos mais stressantes do ano para os pais. Um estudo realizado pela Staples revelou que um em cada três pais descreve esta etapa como sendo pior do que mudar de casa. E porquê?

Segundo os dados apurados, um em cada oito (13%) só organizam tudo depois de o ano escolar já ter começado, enquanto 16% preparam-se com menos de uma semana de antecedência. O estudo aponta assim para a falta de preparação como principal motivo de stress – 76% dos clientes sondados consideraram que este é um período stressante, sobretudo para as mulheres.

Quanto a outros dados revelados pela loja especializada na venda de material escolar e de escritório, quando se trata de preparar o grande dia, os pais gastam em média €262, com um em cada oito a pagar mais de €450 euros em material escolar. Não é pera doce para a carteira dos pais, e os que têm filhos a frequentar a escola secundária tendem a gastar ainda mais dinheiro do que os do ensino primário.

Além do material escolar, a pesquisa identificou muitas outras preocupações comuns, como o receio de os filhos não fazerem amigos ou de não estarem motivados o suficiente. Ainda assim, como forma de os incentivar e de tornar o regresso às aulas mais divertido, a pesquisa revelou que há pais que têm os seus próprios processos, “desde almoços especiais até organizar convívios nas férias”.

Ainda lhe falta tratar de alguma coisa? Percorra a galeria e veja as 16 medidas que merecem a sua atenção para que este regresso às aulas seja pacífico e, acima de tudo, controlado emocionalmente por todos. Saúde, dinheiro e novos hábitos, está tudo lá e ainda vai a tempo de mudar alguma coisa.

Tudo o que os seus filhos precisam neste regresso às aulas