Estudo revela que ter amigos no trabalho aumenta a produtividade

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[Fotografia: iStock]

Ter amigos no trabalho não é apenas um fator de felicidade, mas também é vital para ter uma carreira profissional de sucesso. Há quem prefira passar despercebido no espaço laboral, mas fazer amizades pode reduzir o stress e aumentar a produtividade.

Quem o diz é a empresa britânica We Are Wild Goose, que fornece experiências projetadas para motivar, criar confiança e fornecer informações entre colegas de equipa de trabalho.

Segundo a pesquisa de amigos no local de trabalho – feito pela empresa a 120 companhias de Inglaterra – 61% dos funcionários disse que era mais importante ser feliz a trabalhar e 39% dos trabalhadores afirmou que o salário era o mais importante.

No que diz respeito à questão de como ter amigos impacta o trabalho, cerca de 60% dos colaboradores respondeu que ter amigos no emprego faz com que se torne mais agradável fazer o serviço.

Hoje em dia, os trabalhadores passam mais tempo no trabalho do que em casa e, é por essa razão, que é importante construir relações de amizade dentro do local de trabalho, caso contrário, a ausência da amizade leva os empregados à insatisfação, a uma rotina que não muda e, eventualmente, à depressão.

Em termos de produtividade, funcionários mais felizes e com mais vínculos pessoais podem trazer mais objetivos positivos e possíveis de concretizar para a empresa. Para além disso, favorecem o crescimento da equipa e proporcionam um ambiente onde o stress e a angústia não existem.

No entanto, o papel da produtividade não se resume aos trabalhadores. Cabe à empresa tentar manter o bom ambiente no escritório, quer seja através de feedbacks, atividades em equipa, salários justos e respeito pelos direitos dos funcionários.

A partir daqui, as probabilidades de os empregados procurarem interagir com alguém e, portanto, a produtividade aumentar são maiores.