Estudo: Roupas duram mais tempo se lavadas em ciclos curtos e frios

iStock-1132923916 (1)
[Fotografia: iStock]

Com a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, é normal que tenha mais tendência a querer lavar a roupa mais vezes do que era costume. Afinal, não sabemos ao certo qual a duração de permanência do vírus em determinados tecidos. Mas se pensa que isso pode estragar as suas roupas, pois fique a saber que estas duram mais e perdem menos fibras quando lavadas em ciclos de lavagem mais frios e curtos, segundo um estudo.

Investigadores da Universidade de Leeds, Reino Unido, dizem que o uso de um ciclo de lavagem mais frio e mais curto para limpar as roupas evita que as cores escorram, e também impede que as fibras se partam.

As microfibras sintéticas são libertadas todas as vezes que os têxteis são lavados e representam mais de um terço de todo o plástico que chega ao oceano“, diz um dos autores do estudo, Richard Blackburn, em comunicado.

Para chegarem a estas conclusões, os investigadores lavaram uma dúzia de camisas escuras e oito camisas de cores vivas juntas na mesma máquina. Para além disso, juntaram pedaços de tecido branco para medir a quantidade de cor que saía daquela lavagem.

Após 16 lavagens, o estudo descobriu que um ciclo de 30 minutos a 20 graus era significativamente melhor para as roupas do que um ciclo de 85 minutos a 40 graus.

As lavagens mais rápidas e frias reduzem em 52% a quantidade de microfibras libertadas. As camisas testadas também perderam 74% menos corante nos ciclos mais frios.

Usar lavagens mais curtas e frias é uma maneira simples de todos poderem fazer as suas roupas durarem mais e mantê-las fora do aterro sanitário“, explica Lucy Cotton, autora principal do estudo.

Um outro estudo publicado na revista Dyes and Pigments, acrescenta que as lavagens mais frias têm um benefício ambiental ainda maior. Os investigadores dizem que baixar a temperatura a 20 graus economiza cerca de 66% da energia usada em cada carga.