EUA: Lei passa a exigir provas em cabelos encaracolados

cabelos dantte
[Fotografia: DR]

A ilegalidade na discriminação pelo cabelo chegou aos Estados Unidos da América em março deste ano e, oito meses depois, chega a obrigatoriedade. O Louisiana acaba de aprovar novas regras para cursos de cabeleireiro, sendo que “todos os exames de licenciamento de cabeleireiros têm de incluir uma secção para corte de cabelo texturizado”, ou seja, para fios encaracolados, ondulados ou crespos.

Em declarações à revista Allure, Renee Gadar, diretora global da marca de produtos capilares vegan Aveda, vinca que Lousiana é o primeiro estado do país a promulgar uma política dessa natureza. “Há muito que a comunidade de mulheres com cabelos texturizados se sentem deixadas à margem – talvez nem sempre percebendo que o tratamento específico dos seus cabelos não é ensinado nas escolas ou testados para padronização, daí que possam ser evidentes efeitos dessa exclusão”, afirma a responsável que tem trabalhado com este tipo de fios.

A resolução do exame de licenciamento entrará oficialmente em vigor em junho de 2022, tendo sido aprovada em novembro, pelo Conselho de Cosmetologia do Louisiana.

Renee Gadar espera que a medida seja adotada por outros estados norte-americanos já que considera que se trata de uma “questão muito politizada de licenciamento e desregulamentação que atinge até mesmo a indústria da beleza”.