EUA: Melania em risco de perder selfie com Marcelo

O presidente Marcelo vai ser recebido na próxima semana, na Casa Branca, nos Estados Unidos da América (EUA), para uma visita oficial ao seu homólogo americano, Donald Trump. Porém, dificilmente deverá encontrar-se com a mulher deste, Melania. Ou mesmo, quem sabe, ter oportunidade para a célebre fotografia para as redes sociais (selfie).

Ao que o Delas.pt apurou junto de fonte da presidência, trata-se de “uma visita curta e oficial (e não uma visita de Estado), pelo que será um encontro entre os dois chefes”. Por isso, não haverá muito espaço para Marcelo Rebelo de Sousa vir a cumprimentar a primeira-dama dos EUA, que esta semana esteve debaixo de fogo.

No entanto, o fator surpresa do presidente português em quebrar protocolos – como sucedeu aquando da visita oficial com Rainha Isabel II de Inglaterra, em novembro de 2016 e em que, à margem do protocolo, divertiu a monarca – poderá sempre impor-se, e, quem sabe, Melania conseguirá uma ‘imagem’ com o presidente lusitano.

Marcelo não será o primeiro a quem sucederá tal. É que se os monarcas de Espanha, Felipe VI e Letizia, o casal presidencial francês Macron, Emmanuel e Brigitte, e até o chefe de governo canadiano Trudeau e a mulher tiverem direito a encontro e fotografia de Estado, já tal não sucedeu com a visita da primeira-ministra britânica Theresa May. Percorra a galeria acima e reveja esses momentos.

Comunidade portuguesa, refugiados e ‘guerra económica’

A reunião entre Marcelo e Trump, que terá lugar a 27 de junho, às 19.00 horas em Lisboa (14.00 horas em Washington), deverá tocar em vários temas.

Segundo fonte da presidência ao Delas.pt, este encontro deverá tocar em matérias como “as relações históricas entre os dois países, as comunidades portuguesas em território americano, os refugiados e a questão comercial e de impostos entre a União Europeia e os EUA”, refere.

Trata-se de “temas que estão em cima da mesa”, havendo possibilidade de nem todos virem a ser abordados ou de, pelo contrário, haver espaço para outros. “Tudo depende dos presidentes, mas estes são assuntos possíveis”, reitera o mesmo elemento.

Visita de dois dias aos ‘States’

Marcelo Rebelo de Sousa chegará a território norte-americano esta quarta-feira, 27 de junho. Antes de marcar presença na Casa Branca, o presidente irá visitar a comunidade portuguesa de emigrantes na Virgínia.

Depois do encontro, seguir-se-á uma conversa com jornalistas e um Toast to America, um acolhimento que terá lugar na embaixada e no qual haverá brinde com Vinho da Madeira.

O regresso de Marcelo a Belém, Lisboa, está marcado para quinta-feira seguinte, 28 de junho.

Imagem de destaque: Bryan Snider/Reuters

Melania Trump visitou filhos de ilegais e usou casaco polémico

 

15 coisas que não sabe sobre Melania Trump