MTV exibe minissérie sobre a dependência de opiáceos nos jovens

adoescentes pexels
[Fotografia: Pexels]

bo MTV vai estrear no sábado, 9 de janeiro, às 23.15 horas, uma nova minissérie que quer mostrar o abuso de opiáceos por parte dos jovens norte-americanos. Intitulado 16 and Recovering (16 e a Recuperar, em tradução literal), o trabalho divido em quatro partes que quer trazer à luz do dia um problema social que cresce entre os adolescentes e que foi recentemente tratada na ficção, com a série da HBO Euphoria.

A série “segue o dia-a-dia de nove alunos da Northshore Recovery High School, uma escola fundada para dar resposta ao crescimento do vício em opiáceos entre adolescentes”, refere a nota enviada à imprensa. Aquela instituição de ensino é “uma escola pública em Berverly, no estado do Massachusetts, em que os adolescentes trabalham para recuperar do vício nas drogas ao mesmo tempo que completam os seus estudos. A diretora Michelle Lipinski fundou a escola para criar uma comunidade segura de apoio, valorizando a educação e a responsabilidade”.

Neste olhar documental sobre a realidade de parte dos adolescentes norte-americanos (cujo trailler pode ver aqui o original), “o público acompanhará o caminho dos alunos e das suas famílias durante a recuperação, guiado por membros do corpo docente, que também já passaram pelas suas próprias experiências com o vício, desde a dolorosa perda de jovens vidas até aos primeiros e esperançosos sinais de recuperação”.

Uma minissérie que quer também mostrar, através das experiências dos alunos acompanhados, “uma visão das complexidades do tratamento, incluindo seguros de saúde e assistência médica, barreiras financeiras e as dificuldades de navegar no sistema judicial

Trata-se de um trabalho da MTV que segue a linha do já conhecido 16 and Pregnant (16 anos e Grávida, em tradução literal). Refere o comunicado enviado pelo canal que esta série documental “ajudou, efetivamente, a reduzir as taxas de gravidez na adolescência para níveis recorde nos EUA (dados do National Bureau of Economic Research)”.