Eurovisão: Blue Carpet marcada por decotes, rachas e ousadia

Este domingo, 6 de maio, Lisboa recebeu os participantes da Eurovisão no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Os 43 países desfilaram na margem do Rio Tejo, numa cerimónia de abertura que teve como anfitriões Cláudia Semedo, Inês Lopes Gonçalves, Pedro Granger e Pedro Penim.

Decotes vertiginosos e rachas bastante profundas marcaram as escolhas de visual da maior parte das artistas femininas, opções que pode ficar a conhecer ou rever na galeria acima. Houve também margem para irreverências, nomeadamente por parte da representante israelita, Netta.

A concorrente israelita no tapete azul, na festa de abertura que decorreu no Maat. Um look, no mínimo, inusitado, fazendo jus ao que já lhe é reconhecido: a ousadia [Global Imagens]
Quanto às quatro mulheres apresentadoras portuguesas que vão pisar o palco do Altice Arena, destaque para a absoluta diversidade. Filomena Cautela voltou a apostar na dupla de criadores nacionais Alves /Gonçalves e Sílvia Alberto escolheu um designer bem português: Luís Carvalho. A internacional Daniela Ruah por Galia Lahav e Catarina Furtado surgiu com um padrão tigresse, com o carimbo Yves Saint-Laurent.

Saiba o que vai acontecer dentro de momentos

19 países competem na próxima terça-feira, 8 de maio, na primeira semifinal da 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorre em Lisboa, e na qual irão atuar também o Reino Unido, Espanha e Portugal, automaticamente apurados para a final.

O palco desta edição foi montado na Altice Arena, no Parque das Nações, o ‘quartel-general’ do concurso, que Portugal venceu pela primeira vez no ano passado, com a canção “Amar pelos Dois”, interpretada por Salvador Sobral.

Na terça-feira competem Suíça, Finlândia, Bielorrússia, Bulgária, Áustria, Lituânia, Albânia, Irlanda, Arménia, Chipre, República Checa, Bélgica, Croácia, Islândia, Azerbaijão, Grécia, Israel, Estónia e Macedónia. Além destes países, serão ainda apresentadas as canções do Reino Unido, Espanha e Portugal.

Portugal, por ser o país anfitrião, está automaticamente apurado para a final. Cláudia Pascoal dá a voz ao tema “O Jardim”, composto por Isaura. O Reino Unido e a Espanha também só competem na final, mas por fazerem parte do grupo dos chamados ‘Big5’ (que inclui ainda França, Alemanha e Itália).

Dos 19 países em competição na terça-feira, os dez com maior pontuação passam para a final, marcada para sábado, 12 de maio. A pontuação é decidida por televoto (com um peso de 50%) e por júris nacionais (outros 50%). Todos os júris dos países que competem na semifinal irão votar, bem como os júris de Portugal, do Reino Unido e de Espanha.

O Festival Eurovisão da Canção é realizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês) em parceria com a RTP, em Lisboa.

Percorra a galeria de imagens (acima) para ver algumas das imagens da ‘passadeira azul’ da cerimónia de abertura Eurovisão.

Imagem de destaque: Filomena Cautela, Sílvia Alberto, Daniela Ruah e Catarina Furtado © Global Imagens

Delas com Lusa

Os looks mais marcantes que as portuguesas levaram à Eurovisão

Já sabemos o que as apresentadoras da Eurovisão vão vestir