MARO, o que dizem as cores do seu fato?

ensaio maro 2
[Fotografia: Andres Putting/EBU]

Seja nos ensaios, seja na prova decisiva da Eurovisão, a 14 de maio, MARO e as companheiras intérpretes do tema Saudade, Saudade estarão vestidas com as cores que representam o seu eu mais íntimo. Quem o garante ao Delas.pt é Lidija Kolovrat, designer de moda responsável pelo visual da comitiva portuguesa em Turim, e que revela que recorreu à técnica de Aura-Soma para conceber os tons e os padrões das peças que vão ser vestidas pelas portuguesas.

Segundo Kolovrat, “a MARO é uma pessoa muito sensível, tem uma enorme simplicidade e criatividade, é bonita por dentro e por fora. Ela pode ser uma estrela e vai ser. Gosto de fazer estrelas.

Sobre a proposta para Turim, Kolovrat explica que a intérprete usa um fato de algodão e Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas – que integram o coro – usam camiseiros de seda nos mesmos tons matriz de MARO.

Para lá dos materiais e das cores, a disposição das mesmas é tudo menos um acaso. “O tingimento destas peças é feito em pano, de forma industrial, e este é depois talhado. Neste caso da MARO, a escolha das cores foi feita ao detalhe para as costas, a frente, as calças e tendo em conta o palco”, acrescenta a designer.

Mas, afinal, o que é a aura-soma?

A técnica terapêutica procura trazer cura através de um conhecimento interior do eu que se materializa na combinação de diferentes cores que cada um expressa. Usá-las ou, de alguma forma, tê-las por perto pretende concretizar essa autoconsciência.

Segundo sites da especialidade, esta técnica que se suporta na luz usa a linguagem universal da cor e trabalha com os sete chakras tradicionais ou centros de energia do corpo físico, mas vai mais além e de forma mais profunda, considerando que cada um desses pontos se desdobra, cabendo em cada um deles mais cor e, por isso, mais identidade.

Cada cor tem um significado e, de uma forma geral, estes são os principais tons, que podem ou não ser combinados de forma infinita, consoante o eu individual.

Pegando no exemplo de MARO é possível identificar:

MARO vestida pela designer Lidija Kolovrat na Eurovisão [Fotografia: Andres Putting/EBU]
Branco: Pureza e harmonia a todos os níveis
Violeta: Bem-estar e maior compreensão de novos insights
Verde azeitona: Confiança na voz interior

Mas há outros tons e com outros significados, conheça-os:

Laranja: Interdependência num relacionamento, mantendo o valor interior e a verdade
Dourado: Conexão e parte de um todo maior
Verde Esmeralda: Manifestação do amor na atividade concreta
Turquesa: Experiência sincera
Azul: Paz e energia estimulante que pode trazer clareza
Azul real: Limpeza, autofoco e calma
Rosa: Capacidade de receber amor e sentir amor
Amarelo: Assimilação. Quietude que vem de uma visão mais ampla.
Magenta: Amor nas pequenas coisas
Arcoíris: A totalidade num único indivíduo, todas as cores em harmonia