Eurovisão nas mãos de uma mulher pela primeira vez

eurovisão semi-final

A European Broadcasting Union (EBU) acaba de nomear, com maioria absoluta, uma mulher para o cargo de presidente: Delphine Ernotte Cunci, CEO da France Télévisions. Esta responsável, que era vice-presidente da entidade, vai suceder ao ex-diretor geral da BBC Tony Hall e começa a exercer funções a 1 de janeiro de 2021 e por um período de dois anos e torna-se na primeira mulher a assumir o cargo numa organização com sete décadas de existência.

Em mãos na União Europeia de Radiodifusão, Delphine Cunci e o vice-presidente Pter Dvořák, diretor-geral da televisão pública checa, terão os destinos dos media europeus de serviço público, bem como participar em aquisições de provas desportivas e cultura, entre eles a Eurovisão, que este ano sofreu alterações devido à pandemia e que já tem dada marcada para 2021, em Roterdão.

delphine cuncie eurobisão presidente
Delphine Cunci [Fotografia: DR]

“Estou muito honrada com a confiança que os membros depositaram em mim. A crise da saúde sublinhou o importante papel democrático desempenhado pelos meios de comunicação de serviço público no acesso a informações gratuitas e confiáveis. A diversidade de nossos países e culturas é um grande ponto forte no confronto com as plataformas globais de media e, é claro, contarei com isso”, afirmou a futura presidente.

Delphine Ernotte Cunci diz-se ainda orgulhosa por se “tornar a primeira mulher presidente da EBU.”