Eurovisão: Potencial vencedora já serviu cafés e trabalhou em creches

Olha para mim, sou uma linda criatura”. Este é o início do tema da Eurovisão mais bem cotado para vencer a edição de 2018, que decorre em Lisboa, esta semana. Estamos a falar da israelita, Netta Barzilai.

Mas a concorrente de 25 anos nem precisaria de revelar os seus dotes vocais para mostrar ao que vem. Desde o estilo, à atitude, tudo em Netta promete deixar alterado o que encontrou: os preconceitos, a imagem e a fragilidade das mulheres.

Mas quem é esta potencial vencedora?

Natural de Israel, Netta tornou-se viral não só pelo tema Toy, como pela sua energia fora do normal e pela sua atitude que revoluciona os cânones impostos pela sociedade. Ou seja, não pesa 45 quilos, não é loira, não tem olhos azuis, nem tem 1,70 m. E não precisa de nada disso para captar a atenção de todos!

Não precisamos de encaixar na normalidade, num modelo standard que define como uma pessoa se deve apresentar, pensar, falar e criar por forma a ser bem sucedida“, revelou em entrevista à Time Out Israel. Para a artista, “estamos apenas aqui por uns breves minutos, o melhor é aproveitarmos a oportunidade“.

Talvez por isso a sua experiência pessoal fale por si. Ninguém diria que esta artista tinha já servido cafés. Mas falamos apenas uma parte. “Trabalhei como barista e como educadora de infância numa creche”, afirmou em entrevista à revista Time Out, de Israel, a 30 de abril. Na mesma conversa, Netta acrescentou que “gosto realmente de crianças e adorei cada minuto em que estive na creche”.

Com uma beleza estrondosa, a artista aposta numa moda cheia de cor e em penteados que a deixam de olhos em bico.

Escolhas que importa e adapta da Banda Desenhada, na escultura e nos designers de moda.

Tema faz apologia ao #MeToo

A música, Toy, que Netta apresenta neste certame é só mais uma forma de legendar o que quer mostrar. E ainda se arrisca a ganhar o concurso. Basta conferir, abaixo, o que as bolsas de apostas online antecipam.

 

Cantado em inglês, mas com alguns versos em hebraico, o tema é dirigido, sobretudo, para o público feminino. Netta, aposta na temática de empoderamento – evocando a mensagem do #MeToo – do poder das mulheres. Sendo uma delas, ela vem cantar que não se deixa abater por um qualquer “stupid boy” [rapaz estúpido, em tradução literal].

Esta “Mulher Maravilha” (como interpreta no tema que pode vir a ganhar esta edição da Eurovisão, sucedendo a Salvador Sobral) participou no HaKokhav HaBa L’Eurovizion 2018, em Israel, onde ganhou o concurso de talentos e uma passagem para Lisboa.

Será que passados vinte anos, depois de Dana Internacional ganhar a Eurovisão, o festival volta a ter como vencedora uma mulher israelita?

Imagem de destaque: Reuters

Os looks mais marcantes que as portuguesas levaram à Eurovisão