Eurovisão: Vestidos das apresentadoras já vendem lá fora e cá dentro

Afinal, Portugal não saiu a zeros na Eurovisão. Dito assim, parece estranho, uma vez que a música portuguesa ficou no último lugar da tabela.

Referimo-nos, porém, à moda nacional, que parece ter granjeado belas pontuações pela Europa fora. Esta é uma das conclusões desenhada pelos criadores nacionais em declarações ao Delas.pt.

Na galeria acima, conheça as 14 das quase duas dezenas de peças que já têm uma história para contar, dentro e fora de Portugal. Revelações feitas pelos próprios designers, duas semanas após o certame.

Da Eurovisão para a igreja

Os imensos folhos em tons nude usados por Catarina Furtado, na segunda semifinal, fizeram soar as campainhas dos sites e blogues especializados em casamentos . Este foi um dos feedbacks mais consistentes que o designer Nuno Baltazar diz ter recebido.

“Tivemos muitas solicitações e pedidos de informação de blogues e de sites de noivas, essencialmente a sugerir que o modelo pudesse ser usado nessas circunstâncias“, conta Nuno Baltazar ao Delas.pt. Admitindo a migração do modelo para branco, certo é que o nude parece, também, ter conquistado as mulheres portuguesas.

Já o vestido longo azul de racha interminável usado por Catarina Furtado na primeira semifinal, conquistou os países de Leste da Europa, que pediram mais informações ao ateliê.

Do Altice Arena para Milão

“Uma das imagens que mais que mais se destacou foi, sem sombra de dúvida, o smoking da Daniela Ruah, também porque ela tem uma visibilidade internacional”, revela Carlos Gil. O designer conta ter recebido, de imediato, feedback e bons comentários.

Contudo, a reação não se ficou por aqui. “A minha agente em Milão, Itália, fez-me saber que houve muitas clientes que a contactaram interessadas na peça”, acrescenta, anunciando: “Trata-se de uma peça que não tinha incluído nas coleções, mas que vou apresentar nas próximas propostas para a primavera/verão” Não será, porém, aquele exemplar negro. Antes, novas versões daquele smoking.

Carlos Gil já está a trabalhar nos desdobramentos do vestido preto, de decote vertiginoso, usado por Sílvia Alberto. “Várias clientes minhas gostaram, identificaram-se e, na semana seguinte à Eurovisão, estavam a a pedir-me aquele modelo”. É claro que está fora de hipótese fazer igual. “Não há necessidade disso, mas podemos trabalhar dentro desse espírito e dessa silhueta”, avança. Para já, foram entregues “três desdobramentos” e estão anunciados outros tantos para o fim de semana.

Mails e telefonemas a pedir contactos e preços

João Branco, da dupla Storytailors, não conhece a nacionalidade de quem ligou para a loja para saber detalhes sobre os vestidos usados por Sílvia Alberto, mas conta que foram vários. Tanto o vestido vermelho como o azul terão suscitado igual interesse.

José Manuel Gonçalves, da dupla Alves/Gonçalves, não contou os contactos e e-mails recebidos na sequência dos modelos escolhidos para Filomena Cautela. Foram bastantes, é certo, até “pelo burburinho que ela criou à sua volta a e à volta dos vestidos”, diz ao Delas.pt.

João Rôlo, por sua vez, revelou ao nosso site que está já a trabalhar numa encomenda em concreto. “Fui contactado por uma cliente da Suíça a pedir-me um vestido igual ao que Daniela Ruah usou”, informa ao nosso site. “Recebemos chamadas de Inglaterra e da Irlanda”, anuncia Gio Rodrigues, perguntando detalhes sobre a proposta usada por Sílvia Alberto na final.

Imagem de destaque: DR

Este é novo vestido que Filomena Cautela tem no armário

Os looks mais marcantes que as portuguesas levaram à Eurovisão