Evite estes pensamentos se quer esquecer o seu ex

iStock-1134336290mulher

Acabar uma relação não é tarefa fácil, já o sabemos. Muito menos o é quando precisa de esquecer a outra pessoa. Se está na dúvida se a sua relação está ou não para durar, há alguns sinais de perigo a que deve estar atenta. E há igualmente várias dicas para que termine um relacionamento sem sofrer tanto. No que respeita a esquecer o ex, há alguns pensamentos que devem mesmo ser evitados.

Numa era em que estamos todos ligados e em que é fácil saber onde o outro está ou o que está a fazer, tendo em conta que as redes sociais e a internet facilitaram imenso este processo, nem sempre é fácil desligar-se da pessoa.

Se quer deixar a sua antiga relação no ano velho e esquecer-se da pessoa com quem estava, então tem mesmo de evitar estes quatro pensamentos. Veja abaixo quais:

E se?

Terminou a relação e não consegue parar de pensar no tão ingrato “e se”. E se eu tivesse mudado, e se eu não fosse assim… esqueça isto. Se a sua relação terminou foi por algum motivo, portanto deixe de se martirizar com o que poderia ou não ter mudado. Siga em frente e deixe de colocar hipóteses que não aconteceram.

Porque é que isto aconteceu?

É uma pergunta bastante comum quando se termina uma relação, porque sentimos quase que uma necessidade de racionalizar tudo e tentar entender as razões todas para o antes, durante e depois da relação. Faça uma retrospetiva sobre a relação e o que se passou, de forma a conseguir “encerrar o capítulo” e seguir em frente. Não fique demasiado tempo presa em questões que não podem ser resolvidas. Entenda que as coisas acontecem por algum motivo.

Devia ter feito mais

É vulgar pensar-se que se “devia ter feito mais” ou que nos culpabilizemos pela eventual rutura, mas deixe para lá esse pensamento. Recorde-se que uma relação é feita a dois e que a culpa nunca poderá ser apenas de um dos parceiros. Além do mais, culpabilizar-se só vai fazer com que a tarefa de esquecer o seu ex seja mais difícil. Aceite a realidade e siga em frente.

Porquê a mim?

Não se coloque no papel de vítima, a questionar a razão pela qual teve de ser você a terminar o seu relacionamento. As relações por vezes não funcionam, não tente dramatizar a situação. Leve as coisas de forma mais leviana, sabendo que existem várias outras pessoas que estão a passar pelo mesmo.