Ex-atriz de ‘Morangos’ ajuda centenas de mulheres a emagrecer

Mafalda Rodiles faz parte da geração Morangos Com Açúcar, da TVI. Em 2004 participou na segunda série, onde dava vida a Carlota, a vilã que fazia a vida negra aos protagonistas Simão (Pedro Teixeira) e Ana Luísa (Cláudia Vieira). Poucos sabiam, mas na altura a atriz lutava contra um transtorno alimentar que durou 15 anos. No livro que agora lança, Seja Feliz Sem Dietas, conta que o pesadelo da anorexia começou quando, numa agência de modelos, ouviu a frase: “Tens de emagrecer se queres ser atriz”.

links_facebook

“Nunca revelei porque não é motivo de orgulho para ninguém ter um transtorno alimentar, sentimo-nos mais fracas do que a comida, sentimo-nos a falhar constantemente. Era muito infeliz, a minha autoestima não era boa. Mas acima de tudo nunca falei porque não sabia que tinha um transtorno, achava que era normal estar sempre de dieta, passar fome e tomar comprimidos”, explica ao Delas.pt Mafalda Rodiles.

Depois de Morangos Com Açúcar, a atriz participou em séries e telenovelas portuguesas como Inspetor Max, Uma Aventura e Tempo de Viver. Ainda com contrato com a TVI foi para o Brasil estudar durante dois anos. Participou em duas peças de teatro, casou, foi mãe e quis ficar pelo Rio de Janeiro.

Após o nascimento da filha, Mel, deu vida à personagem Ritinha, a namorada portuguesa de Fábio Porchat no filme Meu Passado Me Condena 2, participou em três sketches de Porta dos Fundos e na série Sem Volta, emitida na Record em janeiro deste ano. Para poder ficar mais tempo em casa com a criança decidiu fazer um curso de empreendedorismo digital e, em setembro de 2015, lançou o site Sejafelizsemdietas.com – com o mesmo nome do livro -, onde disponibiliza um curso online gratuito que ensina as mulheres a serem magras sem deixarem de comer tudo aquilo de que gostam. Em menos de dois anos já ajudou 307 mulheres a perderem peso sem deixarem de ser felizes (veja na galeria de imagens acima exemplos de algumas mulheres que emagreceram ao fazer o curso de Mafalda Rodiles e fique a conhecer os passos que, segundo a atriz, ajudam a ser feliz sem dietas).

“É muito fácil fazê-las ver que as dietas que fizeram até hoje não funcionam, elas já sabem disso. Os resultados de dietas restritivas não são mantidos a longo prazo e isso é altamente frustrante. Cada vez é mais fácil para mim explicar porque razão isso acontece, já me passaram pelas mãos 307 alunas que ajudei pessoalmente, conseguimos identificar o que estava errado com todas e qual o caminho a seguir”, afirma a atriz de 34 anos.

Como funciona o curso?

Para começar a fazer o curso online gratuito de Mafalda Rodiles só tem de ir até ao site Seja Feliz Sem Dietas e deixar o seu email. Poucos segundos depois irá receber o link que lhe dará acesso ao vídeo da primeira aula, que tem “Os 15 Primeiros Passos do Seja Feliz Sem Dietas”.

“Durante o ano lanço mais três workshops em vídeo, online e gratuitos, que ficam disponíveis por tempo limitado, abro vagas para uma turma exclusiva participar num programa online com mais de 15 horas de aulas em vídeo dadas por mim e faço acompanhamento pessoal via WhatsApp e Facebook para ajudar as mulheres a mudar de vida”, clarifica Mafalda Rodiles.

links_principe

As aulas são iguais para todas as alunas, mas a atriz faz questão de acompanhar pessoalmente cada caso. Apesar de estar no Brasil e falar português com sotaque nos vídeos, a maioria das alunas da atriz são portuguesas. Nunca teve nenhum homem a querer fazer o curso. E ainda bem, porque está apenas adaptado ao sexo feminino.

“Vivemos numa sociedade em que a mulher tem de ser perfeita, magra, bonita, impecável, maquilhada, com o cabelo arranjado, boa profissional e boa mãe. A mulher hoje em dia precisa de exercer mil papéis e quando envelhece não é valorizada. Essa pressão social e as promessas falsas de que é possível ter o corpo perfeito com dietas leva muitas mulheres a ficarem deprimidas e infelizes”, sublinha a atriz.

“O meu corpo ficou mais bonito depois da gravidez”

A gravidez assustou Mafalda. Como tinha passado os 15 anos anteriores a fazer dietas pensou que, como na gravidez não o poderia fazer, ia engordar muito. No entanto, praticamente não viu o peso aumentar durante os primeiros meses. Depois do parto também perdeu rapidamente o peso a mais, sem precisar de fazer qualquer esforço ou dieta. Foi aí que percebeu que era possível emagrecer sem deixar de comer tudo aquilo de que gosta.

mafalda-rodiles
Mafalda Rodiles com a filha, Mel

“Não tenho uma única estria. Aliás, o meu corpo ficou mais bonito depois da gravidez. O facto de estar grávida deu-me a consciência de que precisava para parar de fazer dietas, de maltratar o meu corpo. Precisava de comer coisas boas porque a saúde da minha filha dependia disso. Sem dúvida foi ela que me deu força e coragem para mudar esses hábitos errados que fazia há tantos anos”, acrescenta autora do projeto Seja Feliz Sem Dietas.

Veja o vídeo que Mafalda Rodiles fez para as mulheres que têm medo de engordar na gravidez:

a carregar vídeo

Ficha técnica do livro:

capa-seja-feliz-sem-dietas

Seja Feliz Sem Dietas, Mafalda Rodiles. Oficina do Livro, 16 euros