Ex-diretor da Elite Models acusado de agressão sexual e violação

gerardo Santos Global Imagens casting moda
[Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens]

Foi um dos mais influentes agentes de manequins da moda da Europa, tornou célebre o concurso Eilte Model Look no final dos anos 80 do século passado e Gérald Marie está agora acusado de “agressão sexual” e “violação” por parte de mulheres.

Segundo avançou o site francês 20 Minutes, uma jornalista britânica fez, na semana passada, uma denúncia por agressão sexual contra Gerald Marie, junto da Procuradoria-Geral francesa. A este caso juntam-se mais três acusações: duas de “violação”, inclusivamente de uma menor, e de “agressão sexual”. Um processo já confirmado pela agência AFP esta segunda-feira, 28 de setembro e que chega em vésperas de arranque de mais uma Semana de moda em Paris.

O caso que agora desencadeia este processo terá ocorrido em outubro de 1998, quando Lisa Brinkworth, se infiltrou na agência Elite Models para fazer um documentário sobre assédio. A repórter conta que Marie a terá agredido sexualmente num clube noturno em Milão e quando se fazia passar por modelo.

Entre as três mulheres que se juntam a esta denúncia estão Carré Sutton e Jill Dot, que terão asido abusadas sexualmente pelo ex-patrão da agência quando tinham que 17 e 19 anos, respetivamente, casos ocorridos na década de 80. Ebba Karlsson teria cerca de 20 anos quando foi vítima de violação no gabinete do então diretor.

Crimes que já terão prescrito, mas que não impedem estas quatro mulheres de levarem a denúncia por diante. De acordo com a advogada de acusação em declarações ao referido site francês, Anne, os testemunhos de vítimas de violação, mesmo prescritos, levaram a que outras mulheres se sentissem encorajadas a tomar a palavra e a apresentarem queixa”.

O 20 minutes reitera que tem pedido reações a Gérald Marie e que e este não tem respondido às questões colocadas. Porém, numa declaração ao jornal Sunday Times, o antigo responsável, que foi casaco com a supermodelo Linda Evangelista, “desmente categoricamente” todas estas acusações.

#MeToo: o acontecimento de 2017 que mudou as mulheres