Não terá sido fácil a Sérgio Praia despedir-se da pele de António Variações, após tantos anos com esta personagem a habitar dentro de si. A peça de teatro ‘Variações, de António’ (2016) ou o filme ‘Variações’, recentemente estreado, foram expressões públicas de um processo iniciado em 2008 (para o filme, que esteve parado durante mais de 10 anos).

Por isso, nas vésperas de ‘Variações’ se estrear nas salas de cinema nacionais, a imagem de excentricidade do músico, com a qual conviveu ao longo de uma década, cedeu lugar à sua, naturalmente mais sóbria. Mas Sérgio Praia quis fazer uma de transição suave e evitar cair no cinzentismo do clássico fato preto e gravata, ainda que tenha sido sobre o cinzento que recaiu, precisamente, a sua escolha para a noite da antestreia. Um conjunto de casaco e calça cinza claros, levemente metalizado, com a assinatura de Duarte, e uma maquilhagem, onde se destaca apenas o risco preto no contorno dos olhos – tal como na personagem de António Variações -, a cargo da make up artist, Rute Rosado. O styling esteve a cargo de Mário de Carvalho, que tratou da imagem do ator para as ante-estreias do filme, em Amares e no Cinema São Jorge, em Lisboa.

“Sempre me foquei mais no lado emocional das personagens e esquecia um bocadinho o Sérgio, digamos. Mas acho que não deixo de ter respeito pelo meu trabalho dando importância também ao lado da imagem”, começou por explicar o ator, justificando a opção recente por recorrer a um especialista em imagem para se apresentar nas premiere do filme que protagoniza.

Fotografia: Diogo Ferreira & Zé Agostinho

 

“Sabia que não era propriamente o estilo que o Mário vestia, mas também não me sentia realizado com o fato e a gravata. Sentia que já não tinha a ver comigo mas também não sabia como é que havia de ir [vestido] e o Mário conhece perfeitamente aquilo que eu quero fazer e não exagera, porque o meu medo também era cair um bocadinho no folclore”, conta o ator.

Stylist de personalidades como a modelo Sharam Diniz, ou as atrizes Oceana Basílio, Paulo Lobo Antunes, Helena Isabel e Bárbara Branco, Mário de Carvalho começou a trabalhar com Sérgio Praia há cerca de seis meses e resume o conceito que orientou as opções de look para as antestreias.

“Não queríamos ir com uma réplica da imagem do António Variações, mas também não queríamos ir com a versão ‘homem chato’. O Sérgio foi ‘excêntrico’, porque o filme assim o permite, mas em Sérgio Praia excêntrico, não em versão António Variações ‘excêntrico’”, ilustra.

 

 

A ideia foi nem se confundir ator com personagem, nem haver um distanciamento entre ambos por completo. Afinal, era da antestreia formal de ‘Variações’ que se tratava. “Era a minha noite enquanto ator, mas também era a noite do filme do António [Variações]. Se eu fiz todo este processo de transformação também não podia de repente abandoná-lo. Tinha de ir eu, mas tinha de levar um pouco de António comigo”.

Daí que quando stylist lhe apresentou os dois conjuntos de Duarte – o cinza claro metalizado e um azul-escuro com risca lateral roxa -, Sérgio Praia não tenha hesitado em aceitar as opções. “Queria alguma coisa que fosse diferente, que não fosse o fato ou o casaco formal. O que pensei, e que falei com o Mário, é que devia estar completamente o oposto daquilo que é o figurino do António [Variações], mas ao mesmo tempo também havia qualquer coisa desse lado mais extravagante que eu sei que também tenho, só que ainda não tinha encontrado o stylist certo para poder ter segurança para explorar isso”.

Para Sérgio Praia, os conjuntos que usou significam mais do que uma mera opção de estilo ou estética. Há uma mensagem que não separa de si, enquanto ator e que procurou vincar. “Estas roupas passam a mensagem de que eu quero andar para a frente, não quero ficar estagnado. É um abrir de novos caminhos, que é o que eu acho que o António Variações tem significado estes anos todos”.

E não foi só na música que Variações trilhou novos percursos. Na carreira do cantor, a imagem e o vestuário eram igualmente importantes, uma parte fundamental do todo que António Ribeiro construiu para a sua persona artística, a que deu o nome de “Variações”. Por isso, não é de estranhar que a sua relação com a moda acabasse por influenciar a do próprio ator com esse universo. Sérgio Praia confessa que hoje olha para a arte de vestir de outra maneira. “Em relação à moda, há um Sérgio que está cá dentro e que se está a descobrir. Mas há realmente esta energia que eu encontrei no António Variações, que é o estar mais aberto para outras formas de me mostrar enquanto Sérgio. Todos nós somos muitas camadas”.

Acompanhe o processo de styling no vídeo, acima.

Equipa de styling:
Stylist: Mário de Carvalho
Assistente: Fábio Branco
Maquilhagem: Rute Rosado
Fotografia: Diogo Ferreira e Zé Agostinho
Vídeo: Fábio Ferreira