O que fazer antes do exercício físico para conseguir queimar mais calorias

Esta farta de treinar e não ver resultados? O jejum intermitente “é considerado um ótima forma para quem quer emagrecer preservando a massa magra”, garante a especialista em preparação física, Marta Adão, ao Delas.pt.

No entanto, nem todas as atividades físicas se coadunam com este tipo de restrição e é sempre importante contar com um parecer médico antes de começar o aquecimento para esta modalidade. Mas já lá vamos!

O jejum “vai buscar reservas de gordura e não aquelas que acabámos de ingerir”. A explicação parte de Marta Adão, que avança que a não ingestão de alimentos antes do treino ajuda a eliminar mais rapidamente as gorduras extra do corpo.

A preparadora física vinca que não há um tempo pré-estabelecido para definir o jejum. Este processo varia de pessoa para pessoa. Portanto, “a partir do momento em que não existe alimento no estômago é considerado jejum e isso pode acontecer após três horas de comer”.

Há, no entanto, uma distinção a fazer entre ficar sem comer de forma intermitente ou numa vertente parcial. O primeiro “consiste em estar algumas horas sem se alimentar”; o segundo comporta “restrições a certos alimentos e é pensado a longo prazo”.

Cuidado com os treinos de musculação

“É preciso ter cuidado com os treinos de musculação (força) e com os de grande intensidade”, uma vez que estes se “inserem num nível mais avançado, com outro tipo de exigências, e são considerados contraproducentes nesta matéria”.

No entanto, “qualquer tipo de exercício físico pode ser feito em jejum”. As atividades físicas mais recomendadas pela especialista são as de endurance porque “têm elevado número de repetições a uma intensidade baixa ou moderada”, explica. Neste capítulo, inscrevem-se, por exemplo, a bicicleta ou a corrida.

E se a fome atacar? ”A água é a única fonte que pode recorrer”, responde. Este elemento ajuda, sobretudo, no controlo do apetite, já para não falar em todos os outros benefícios para a pele: retenção de líquidos e celulite.

Imagem de destaque: Shutterstock

Jejuar: Será este o segredo para um corpo esguio e uma vida longa?

Dieta do Guerreiro promete resultados incríveis com 20 horas de jejum. Será saudável?