As quebras de procura de parceiro nas plataformas online de encontros na véspera de Natal, 24 de dezembro, e de Ano Novo, 31 de janeiro, caem a pique, na ordem dos “30 a 50% quer de inscrições de novos utilizadores, quer de tempo passado online”, revela à Delas.pt o diretor-executivo da dating app portuguesa Felizes.pt.
Dados que não arriscam trazer especial surpresa uma vez que, tendencialmente, esta semana é passada trdicionalmente em família, havendo ou não companheiros que já compareçam aos encontros mais nucleares.
Porém, mal a contagem decrescente para a entrada do Ano Novo acaba, logo começa a agitação. Rui Sousa, o responsável pela plataforma de encontros revela: “Curiosamente nos dias 25 e 1, os registos e acessos normalizam, ou seja, sobem para os valores normais.” O diretor-geral detalha mesmo que “existe inclusive muita gente a registar-se precisamente nas primeiras horas do Ano Novo, após a meia-noite”.
E a explicação surge em forma de interrogação. “Resolução de Ano Novo?”, indaga o responsável, apontando um “possivelmente” como resposta. “Muitos utilizadores aproveitam para se registar, refletindo a mentalidade de “novos começos” e a crescente aceitação do online dating”, arescenta, em resposta por escrito à Delas.pt, Rui Sousa.
Esta é a hora com mais gente à procura do amor
Mas, afinal, como se comportam os usuários que procuram o romance nas plataformas online? A app portuguesa Felizes.pt explica que, “em média, um utilizador passa 15 minutos por dia na aplicação”. Convém explicar que esta média resulta das contas de hábitos de permanência fugazes, mas também dos que são prolongados: “Há utilizadores que apenas visitam pontualmente para ler ou escrever uma mensagem e há quem passe muitas horas a fazer matches na aplicação”, salvaguarda Rui Sousa.
Já sobre usos semanais, estes são “bastante uniformes entre dias”, havendo, porém, “um pico da utilização que acontece invariavelmente às nove horas da noite”, detalha o diretor-geral. Um dado curioso aponta ainda o facto de o “tempo de permanência para novos utilizadores” ser, em média, de ”80 dias”. Ou seja, uma vez inscrito, o novo usuário tende a usar regularmente a app durante quase três meses, deixando depois da utilizar. Os motivos, segundo Rui Sousa, podem ser porque o inscrito “conheceu alguém ou porque perdeu o interesse”.
Num ano em que se registaram quebras acentuadas no dating online nas plataformas internacionais, o Felizes.pt deu conta disso mesmo em outubro, acompanhando as tendências internacionais. Porém, tudo parece ter mudado num par de meses. Com as contas anuais quase fechadas, o responsável da app nacional revela àDelas.ptque deram entrada “85 mil novos registos, que comparam com 73 mil registos no decorrer do ano passado, mostrando exatamente 20% de aumento em termos homólogos (ajustado ao calendário completo de 365 dias)”.
Para 2025, Rui Sousa aponta a plataforma para a especialização no “público-alvo marcado pelas faixas etárias os 30 aos 60 anos”. “Vamos investir em funcionalidades que respondam às necessidades específicas deste grupo, oferecendo uma experiência mais personalizada e adaptada às suas expectativas. Daremos também maior ênfase a tecnologias como Inteligência Artificial para proporcionar sugestões mais precisas e melhorar a interação entre os utilizadores”, antecipa o direto-geral em resposta por escrito.