Eis os quatro tipos de fome. Quais são e como os combater

pexels-darina-belonogova-7208692
[Fotografia: darina Belongova/Pexels]

São múltiplas as formas que o corpo encontra para dizer que, com maior ou menor necessidade fisiológica ou emocional, precisa de alimentos. Aliás, perceber o tipo de privação que se sente é, por vezes, a melhor solução para conseguir encontrar a dieta mais indicada.

É isso mesmo que defende Sophie Deram, nutricionista franco-brasileira que acaba de lançar em Portugal o livro O Peso das Dietas [editora Pergaminho]. Como investigadora no Ambulatório do Programa de Transtornos Alimentares, num hospital em São Paulo, Brasil, revela na obra que as diferentes fomes são tema de conversa com os pacientes.

livro“Nem toda a fome é fisiológica […] Existe essa e a psicológica, que pode ser uma procura de consolo emocional”, lê-se no livro. Sophie Deram explica que esta última “não é necessariamente má nem algo que deva ser inibido, mas é importante saber que a satisfação da fome emocional vai trazer algum alívio no momento em que se come, mas que não vai resolver todos os tipos de emoções”.

Veja abaixo os quatro tipos de fome que a médica e investigadora define, lembrando que “fazer as pazes com a comida” é o primeiro passo para iniciar um processo.

Fome fisiológica

Recorrendo à definição da Organização Mundial de Saúde, esta é a que tem caráter celular, que define que o organismo precisa de receber alimentos

Fome social

Festas, épocas festivas, com amigos ou familiares. Esta fome surge, segundo Sophie Deram, “relacionada com uma situação social” em que se come de ‘modo automático’ e porque apenas “o alimento está disponível”.

Fome específica ou vontade

“Está relacionada com o prazer, com o sentir o gosto, com degustar um alimento determinado, remetendo para uma lembrança de infância”, refere a autora. Tem um caráter não urgente

Fome emocional

“Não se satisfaz com pequenas quantidades e vem em grande volume e com urgência”, diz a investigadora. Pode emergir de uma vontade, mas também após restrições impostas pela “mentalidade da dieta”, sendo caracterizada pela impulsividade.