Exposição de Joana Vasconcelos foi a mais vista de sempre em Serralves

A exposição temporária individual de Joana Vasconcelos na Fundação de Serralves foi a maior de sempre, em termos absolutos, exibida naquele espaço do Porto, confirmou o Delas.pt junto da instituição. Patente de 19 de fevereiro até ao passado dia 24 de junho, a mostra antológica do trabalho da artista, intitulada I’m Your Mirror, foi vista por mais de meio milhão de visitantes.

Ao longo de cinco meses, foram mais de 580 mil pessoas a visitar as cerca de 30 peças da artista, datadas de 1997 até à atualidade, em exibição na fundação. Em 2018, esta exposição individual foi apresentada no Museu Guggenheim de Bilbao, em Espanha, tendo, de acordo com o jornal espanhol El Mundo, sido visitada por 649.082 pessoas, tornando-se na mais vista desse ano do museu basco e numa das cinco mais bem-sucedida desde a abertura, em 1997, em termos de média diária de visitantes. Foi ainda uma das exposições mais vistas do mundo em 2018, ocupando o 4.º lugar no “top 10” anual das exposições de arte contemporânea do The Art Newspaper.

“Agradeço sincera e profundamente a todos aqueles que deram o seu tempo para descobrir e experienciar a minha obra. Além do orgulho que me preenche, emociona-me comprovar como a arte pode mover multidões”, refere Joana Vasconcelos em comunicado enviado à imprensa.

A artista tem somado recordes de visitantes em Portugal, nos últimos anos, com as grandes individuais realizadas no Museu Coleção Berardo, em 2010, e no Palácio Nacional da Ajuda, em 2013, com cerca de 168 mil e 235 mil visitantes respetivamente.

No estrangeiro, as mostras da artista portuguesa também têm sido um sucesso. A exposição em Versalhes, em 2012, foi vista por 1,6 milhões de pessoas, tendo sido a mais vista em Paris nos últimos 50 anos, segundo o Le Figaro.

A mostra antológica que terminou agora em Serralves foi organizada pelo Museu Guggenheim de Bilbao, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Kunsthall Rotterdam, em Roterdão, e é comissariada por Enrique Juncosa. Depois do Porto, a exposição segue para o museu holandês, a partir de 20 de julho.

Veja imagens da exposição de Serralves na galeria acima.

Prestes a expor em Serralves, Joana Vasconcelos junta-se a mais de 30 artistas para promover igualdade de género

 

Joana Vasconcelos cria coleção de mobiliário para a francesa Roche Bobois