Faça às malas para férias como a Marie Kondo

Para lá do teletransporte, acordar com as malas já feitas e desfeitas e sem desarrumação são geralmente os desejos mais comuns de quem parte para uns dias de férias. O pior é que nenhum deles existe e ninguém pode fazer a viagem, nem as malas por nós. A arrumação, talvez!

Em qualquer dos casos, é sempre preciso por mãos à obra para um derradeiro esforço antes daqueles dias de descanso dos justos. Ao Delas.pt, Rafaela Garcez, consultora portuguesa reconhecida pela célebre organizadora do espaço Marie Kondo, deixa uma dezena de recomendações para emalar a vida pessoal e a da família e sem angústias, promete-se!

A regra básica a aplicar não tem segredos: Levar apenas o necessário e, sobretudo, “o que desperta alegria”, diz a especialista. O que se decidir levar na hora da partida, é que existirá durante o período de ausência. “A minha sugestão, enquanto consultora do método KonMari, foca-se no momento de fazermos a nossa mala de viagem e na seleção de roupas e itens que levamos. É importante fazermos de forma consciente e questionarmos se o que estamos a levar nos traz alegria”, sublinha Garcez. “Fazer a mala não tem que ser a parte chata da viagem, mas sim a preparação feliz”, remata a organizadora portuguesa.

Desfazer ou deixar a roupa na mala para evitar desarrumação?

“Este é um método que não dita regras em relação à quantidade de dias que devemos manter os nossos pertences dentro ou fora das malas ou a questões mais especificas do período de férias”, antecipa a consultora.

Na verdade, não são raras as vezes em que, olhando para uma mala, e já em período de descanso, pensamos se vale mesmo a pena pendurar tudo no roupeiro, arrumar nas gavetas ou deixar tudo na mala e enquanto não é usado. Mas para isto, Kondo – através de Garcez – prefere o silêncio.

“Essa decisão é feita por cada um, de forma individual, conforme a disponibilidade, vontade e o que faz sentido para cada pessoa”, repete a consultora. E justifica: “O método foca-se na valorização e respeito das peças que escolhemos manter ou neste caso, levar para as férias. Se é mais confortável tirar da mala ou mais prático manter durante a estadia, é uma decisão de cada um. Este é um método que não dita regras em relação à quantidade de dias que devemos manter os nossos pertences dentro ou fora das malas ou a questões mais especificas do período de férias.”

Na galeria acima, veja os dez passos essenciais deixados pela especialista.

Fotografia: Shutterstock

Estrela da Netflix ensina os mais desarrumados a dobrar roupa