Facebook, Google, Twitter e TikTok assinaram um acordo, sob a alçada da World Wide Web Foundation (WWWF), em que se comprometem a combater o abuso de género na Internet.
As gigantes empresas das plataformas de redes sociais estiveram representadas no fórum global da ONU Femmes France para discutir e promover ações de apoio à igualdade de género.
As quatro plataformas comprometeram-se, através de um acordo da WWWF, a combater as “fraquezas existentes” nas redes sociais e a forma como estas são utilizadas para promover a violência online.
Sendo assim, Facebook, Google, Twitter e TikTok vão trabalhar duas vertentes: as interações que as mulheres não conseguem controlar como mensagens privadas e comentários nas suas publicações e um sistema “fiável” de denúncias de vítimas na esfera online.
Este trato tem o apoio de ex-líderes globais como Michelle Bachelet e Graça Machel e, ainda, caras conhecidas como Annie Lennox, Ashley Judd, Gemma Chan e Maisie Williams.
De acordo com um estudo da Economist Intelligence Unit, de 2021, “mais de um terço das mulheres no mundo” sofre de abuso na Internet.