Facebook, Google, Twitter e TikTok chegam-se à frente no combate contra o abuso de género

Facebook Google Twitter TikTok combate abuso de género mulher
[Fotografia: Unsplash/TIm Mossholder]

Facebook, Google, Twitter e TikTok assinaram um acordo, sob a alçada da World Wide Web Foundation (WWWF), em que se comprometem a combater o abuso de género na Internet.

As gigantes empresas das plataformas de redes sociais estiveram representadas no fórum global da ONU Femmes France para discutir e promover ações de apoio à igualdade de género.

As quatro plataformas comprometeram-se, através de um acordo da WWWF, a combater as “fraquezas existentes” nas redes sociais e a forma como estas são utilizadas para promover a violência online.

Sendo assim, Facebook, Google, Twitter e TikTok vão trabalhar duas vertentes: as interações que as mulheres não conseguem controlar como mensagens privadas e comentários nas suas publicações e um sistema “fiável” de denúncias de vítimas na esfera online.

Este trato tem o apoio de ex-líderes globais como Michelle Bachelet e Graça Machel e, ainda, caras conhecidas como Annie Lennox, Ashley Judd, Gemma Chan e Maisie Williams.

De acordo com um estudo da Economist Intelligence Unit, de 2021, “mais de um terço das mulheres no mundo” sofre de abuso na Internet.