Facebook lança guia inédito feito com as páginas dedicadas a Lisboa

O Facebook lança esta quarta-feira, 21 de novembro, o Guia das Comunidades do Facebook em Lisboa, um guia feito pelos seus utilizadores, a partir do olhar de diferentes comunidades que existem, na rede social, dedicadas e inspiradas na capital portuguesa. Foram selecionadas 25 para constarem deste livro, que terá versão física e online.

Mas esta não é uma compilação qualquer, nem um simples guia turístico. São histórias de pessoas comuns, que lideram e alimentam páginas e grupos no Facebook como hobbie e que têm na cidade de Lisboa um elo comum, abordando-a sob perspetivas e interesses diversos.

Comunidades como a página, ‘Pela Reactivação do Eléctrico 24’ que procuraram sensibilizar a população para a importância do regresso desta carreira, e que conseguiram que o elétrico voltasse a circular, a outras que têm como foco o ativismo da comunidade a africana e luso-africana em Lisboa, como a Rádio AfroLis, administrada por Carla Fernandes, que se considera afrolisboeta e que, neste guia, indica os espaços africanos a visitar em Lisboa.

Helena Aguiar e a dupla Marina Romualdo e Carina Rocha também se fazem representar neste guia, respetivamente, com as páginas ‘Conta-me Histórias, Lisboa‘ e ‘Marcha de Alfama’. A primeira foi criada em 2014 e a segunda, um ano depois.

Helena Aguiar, com cerca de 60 anos e reformada, decidiu cumprir o sonho de estudar na Faculdade de Belas Artes e aproveitar o tempo livre para investigar sobre a cidade, organizando roteiros informais, através da divulgação de achados, lendas, mistérios e histórias da capital.

Helena Aguiar é a administradora da página ‘Conta-me Histórias, Lisboa’, uma das 25 selecionadas para este guia do Facebook [Fotografia: Manuel Gomes da Costa]
“O objetivo foi a partilha de conhecimentos, que, a certa altura, já começavam a ser demasiados para que a minha memória os conseguisse “arquivar” em condições de os poder consultar sempre que necessário”, começa por contar ao Delas.pt. A página surgiu de uma forma “quase que semelhante a um «bloco de notas”. “E já que condições não tinha para escrever um livro, e tempo não dispunha para organizar um blog, optei por aquilo que na época me pareceu mais ajustado, tanto para as minhas aptidões, como para o tempo de que dispunha”, justifica Helena Aguiar.

Em ‘Conta-me Histórias, Lisboa‘, procura-se “contar a História e histórias”. Estas tanto podem ser de edificações, “mesmo que já desaparecidas”, como igrejas, conventos, mosteiros, palácios, entre outros monumentos, como de “personalidades e acontecimentos relevantes da história”. Mas a página é, também, feita de “mistérios, lendas e outras curiosidades, que embora sejam do conhecimento de alguns, são desconhecidos da maioria dos lisboetas”. Acima de tudo, o objetivo é mostrar que “fazer turismo em Lisboa pode trazer algum conhecimento e que a cidade não se limita ao fabulosos ‘Pastéis de Belém’ (e também eles têm a sua história e segredos) e às vistas magníficas que se descobrem do Castelo de S. Jorge”, diz Helena Aguiar.

Já a página ‘Marcha de Alfama’, como o próprio nome indica dedica-se àquela que é uma das marchas lisboetas mais famosas, revelando ao mesmo tempo os encantos do bairro onde se insere, Alfama.

“O objetivo da criação da página foi a necessidade de podermos comunicar com todas as pessoas que gostam e apoiam a Marcha de Alfama. Comunicamos vários eventos que a Marcha tem ao longo de todo o ano e algumas curiosidades sobre Alfama e Lisboa. Temos muitas abordagens de pessoas que residiam em Alfama e que agora residem fora de Portugal”, explicam Marina Romualdo e Carina Rocha.

Marina e Carina criaram a página Marcha de Alfama em 2015, para manter viva uma tradição lisboeta que tem quase um século, as Marchas Populares [Fotografia: Manuel Gomes da Costa]
Além de ser uma página dedicada a uma marcha específica, há outro aspeto diferenciador, relacionado com essa tradição tão lisboeta, que é “a divulgação de uma tradição tão importante e tão enraizada da cidade de Lisboa, como as Marchas Populares – tradição com mais de 80 anos”. “Somos sem duvida uma página de Facebook única”, garante a dupla.


Na galeria, em cima, deixamos um pequeno roteiro de Lisboa, com sugestões destas líderes de comunidades de Facebook, escolhidas para o Delas.pt.


 

O Guia das Comunidades do Facebook é lançado oficialmente, esta quarta-feira, às 17h, no 2º piso do Lisbon Story Centre (Terreiro do Paço), às 17h, com a presença das 25 comunidades que o integram.

O guia terá distribuição gratuita, sendo que a versão impressa poderá ser adquirida no 2º andar do Lisbon Story Center, junto a uma exposição de retratos das comunidades representadas, patente até ao próximo domingo, dia 25. O guia poderá depois ser também consultado através de um microsite e, segundo adianta uma responsável do Facebook, a rede social está a trabalhar com organizações de Lisboa para o tornar acessível a ainda mais pessoas.

Facebook anuncia ferramenta para encontros amorosos