Facekini: Será a tendência deste verão?

A três meses do verão, começam a surgir nas lojas os primeiros artigos de praia. Mas… e se junto dos fatos de banho, biquínis e toalhas surgisse um facekini? Não estranhe se não souber o que é. O termo surgiu na China, em 2004, e designa uma espécie de máscara protetora de rosto.

Cobre a cabeça quase na totalidade, deixando apenas aberturas na zona dos olhos, nariz e boca. O objetivo é proteger o rosto dos efeitos nocivos do sol, do contacto direto com a água salgada do mar, de picadas de insetos e medusas e, ainda, da areia levantada pelo vento.

Em 2012, tornou-se tendência na China usar facekini, sendo uma das peças essenciais das idas à praia. A moda foi capturada pela lente do fotógrafo e produtor de filmes Philipp Engelhorn, nas praias da cidade costeira Qingdao.

As fotografias mostram ser possível utilizar apenas a máscara ou conjugá-la com um bodysuit da mesma cor ou estampado – peça de roupa que faz lembrar os fatos dos surfistas. “Cada um exibe uma expressão única da sua personalidade e sentido de moda”, afirma o fotógrafo.

Foi em 2004 que Zhang Shifan (na fotografia abaixo), dono de uma loja de roupa de banho em Qingdao, inventou o facekini, segundo o site Dangerous Minds. A peça tornou-se tão popular entre os chineses que a procura tem vindo a crescer de ano para ano e até já recebeu o selo de aprovação por parte da Fundação do Cancro de Pele.

Zhang Shifan monstra o facekini. Segundo a Reuters, o inventor nunca imaginou que esta peça se tornasse tão popular, vendendo cerca de 30 mil exemplares em 2014. [Fotografia: Reuters / Stringer]

À venda no site facekini.com, entre $18 e $20 (€14 e €16, respetivamente), a peça promete bloquear 99,8% dos raios solares UVA e UVB, sem qualquer loção ou óleo e mantendo o conforto no corpo, cabeça e pescoço.

Percorra a galeria de imagens para ver alguns dos modelos fotografados por Phillipp Engelhorn e partilhados no Instagram.

[Fotografia de destaque: Reusters / China Daily CDIC]

Vestidos com calças: a combinação improvável, que está (de novo) na moda