A fadista Mafalda Arnauth lançou-se ao mar e nós fomos com ela

Mafalda Arnauth é uma mulher destemida e aventureira. Sem medo de levar ao mundo o nome de Portugal na voz. E sem medo de embarcar na “casa flutuante” de Ricardo Diniz para experimentar em cerca de uma hora o que o navegador solitário português vai viver em maio, quando se tornar no primeiro representante do nosso país a competir na prova que unirá, por mar e ao longo de 21 dias, Plymouth, em Inglaterra, a Newport, em Rhode Island, nos EUA.

A fadista é a madrinha desta aventura de Diniz, uma façanha que a deixa orgulhosa. “É altamente inspirador. Ele reinventa-se e os horizontes dele também. Esta ideia de ter resgatado e recuperado este barco [de 1991 e onde irá competir] e de lhe ter dado utilidade é algo fantástico. Hoje em dia vivemos numa época em que tudo é descartável, que isto é de louvar”, disse Arnauth ao delas.pt a bordo do veleiro. “Depois, há tudo aquilo a que o Ricardo se sujeita. Ele está sempre disponível para superar erros e continuar”, justifica.

Lisboa, 06/04/2017 - Realizou-se esta manhã no cais de Alcantara a apresentação do calendário das comemorações dos 325 anos da Taylor´s. Mafalda Arnauth; Ricardo Diniz (Nuno Pinto Fernandes / Global Imagens)
Mafalda Arnauth com Ricardo Diniz

A anteceder a prova, o navegador irá embarcar rumo a Inglaterra com um primeiro objetivo: entregar 50 litros de vinho do Porto no Reino Unido. Trata-se de uma recriação da primeira exportação da Taylor’s, realizada há 325 anos. O embarque da pipa com uma edição limitada acontecerá em frente às Caves da garrafeira, no cais de Vila Nova de Gaia, e o destino é Londres. “Este não é apenas um momento especial para a Taylor’s. É uma importante parte da história dos vinhos de Porto e de Portugal, algo que me orgulho de representar e partilhar”, refere Ricardo Diniz.

Será, aliás, com a ajuda desta garrafeira nacional que o navegador conseguirá partir em competição, já que o restauro do veleiro ficou totalmente a cargo da Taylor’s.