Fala enquanto dorme? Então tem mesmo de ler isto

Falar durante o sono, nem que seja apenas balbuciar, é algo, por norma, normal e inofensivo. Até deixar de o ser. Vamos a números: cerca de metade das crianças entre os três e os 10 anos tendem a falar durante o sono. Mas se começou a falar numa fase mais tardia, isso pode ser um problema.

Segundo a Classificação Internacional de Distúrbios do Sono, quando falamos a dormir não refletimos comportamentos ou memórias do que nos aconteceram durante o dia. Ou seja, mesmo que estejamos chateadas ou aborrecidas com alguma situação, isso não quer dizer que vamos falar sobre esses temas.

É importante saber que o que falamos não tem relação direta com os nossos problemas pessoais. Muitas pessoas que falam durante a noite acabam por dizer coisas alarmantes para, por exemplo, os seus parceiros, e isso não deve ser lido de forma negativa. Rafael Pelayo, especialista do sono entrevistado para a secção Life do Huff Post, afirma que já viu várias pessoas serem acusadas de traição porque disseram o nome de alguém durante o sono, mas que isto na realidade não quer dizer “absolutamente nada”.

Por outras palavras: não existe um significado real e lógico para as palavras que saem da nossa boca, quando estamos a dormir.

Recorde-se também da entrevista que o psicólogo José Carlos Garrucho deu ao Delas,pt, onde afirmou que “sonhar é estar livre da consciência”, ou seja, “não ter o polícia para prender e o juiz para julgar” e sonhar com outra pessoa que não o seu parceiro não quer dizer que tenha o desejo de tornar esse ato real.

A idade com que começou a falar, importa

Segundo o especialista abordado pela Life, a idade com que começa a falar no sono importa para perceber as razões que nos levam a fazê-lo. Se durante toda a sua vida falou no sono, então não há nada com que se preocupar. Se, por outro lado, começou numa fase mais tardia, isso pode ser um problema.

Rafael Pelayo afirma que se, por exemplo, começou a falar durante o sono apenas a partir dos 50 anos, isso pode ser um indicador de alguma doença como o Parkinson ou Demência. Nestes casos, o falar durante o sono pode mesmo indicar que existe algum problema com o nosso cérebro.

“Se sempre falou a dormir, eu não ficaria preocupado. No entanto, se isso é algo recente, iria investigar“, afirma o especialista. Mais números: segundo um estudo de 2010, cerca de 66% da população fala a dormir. Alguns conseguem dar ‘palestras’ totais, outros, dizem umas quantas frases soltas e, por último, a grande maioria não diz nada lógico. Falar durante o sono é normal, o que pode não ser normal é fazê-lo tardiamente.

Percorra a galeria de imagens acima e veja alguns truques para conseguir dormir melhor.

Mulheres não conseguem “desligar o cérebro” para dormir

Adora dormir muito? Talvez não vá gostar deste novo estudo