Falsa modelo engana milhares de pessoas na Internet

A beleza de Shudu Gram já conquistou mais de 62 mil seguidores no Instagram. O número de fãs do perfil na rede social subiu exponencialmente depois de a marca de beleza Fenty Beauty, da cantora Rihanna, ter partilhado uma imagem da modelo com um dos seus batons. E como acontece na maioria dos casos, com a popularidade veio também a controvérsia. Descobriu-se que a estrela da Internet não é uma modelo de carne e osso, mas sim uma imagem digital em 3D, fruto da imaginação do fotógrafo e artista digital britânico Cameron-James Wilson.

Links_Emily“Shudu é basicamente uma criação minha, ela é uma peça de arte na qual estou a trabalhar neste momento. Infelizmente não é uma modelo real, mas ela representa muitas das modelos reais de hoje. Há um movimento a promover os modelos de pele escura. Ela representa-os e é inspirada neles”, explicou Cameron-James Wilson, citado pelo site Refinery29 (na galeria de imagens acima pode ver fotografias de Shudu Gram).

Apesar de os modelos de pele escura serem a fonte de inspiração do artista, muitos internautas não aceitaram bem a ideia. Defendem que esta ilustração está a roubar trabalho na área da moda aos modelos negros de carne e osso.

“Um fotógrafo branco descobriu uma maneira de lucrar com as mulheres negras sem ter de pagar nada por isso. Agora, por favor, digam-me se o nosso sistema económico não é construído de forma francamente dependente do racismo e da misoginia“, “os modelos negros, especificamente os modelos de pele escura, não são uma tendência. Deviam ser a norma” e “a pele preta não é uma tendência. A pele preta não é um brinquedo. As mulheres negras ainda não são assim” são algumas das críticas que se podem ler no Twitter.

Depois desta “chuva” de comentários nas redes sociais, Cameron-James Wilson viu-se obrigado a especificar no Instagram que Shudu Gram não é real. “A primeira supermodelo digital“, pode ler-se agora na descrição da página.


Leia também:

Modelo grávida de 6 meses criticada por fazer abdominais