Falta um mês para os aumentos massivos do gás. Eis o comparador de preços, faça bem as contas

gas pexels-gary-barnes-6248788
[Fotografia: Gary Barnes/Pexels]

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) dispõe de um novo comparador de preços de ofertas comerciais de gás natural e eletricidade disponíveis no mercado, em forma de lista interativa que dispensa simulações ou dados da fatura. Uma ferramenta que se impõe como urgente uma vez que as energéticas já anunciaram aumentos mensais que vão dos oito aos 30 euros mensais.

Recorde-se que a Galp anunciou na segunda-feira, 29 de agosto, que o aumento do preço do gás natural, em outubro, rondará os oito euros, para o escalão mais representativo de clientes, refletindo o “custo de aquisição em linha” com os preços no mercado internacional.

“O aumento em causa rondará os oito euros para o escalão mais representativo de clientes da Galp”, indicou a empresa numa nota aos clientes, enviada à Lusa, após ter anunciado, na semana passada, que iria atualizar os preços do gás natural, a partir de 1 de outubro.

Segundo a energética, “o novo preço reflete o aumento do respetivo custo de aquisição em linha com a evolução do preço deste produto no mercado internacional”. A Galp disse ainda reconhecer “o impacto que o atual contexto do mercado está a provocar na fatura dos seus clientes”.

Também no mesmo dia, a Goldenergy revelou que, para a maioria dos clientes, o preço do gás residencial e para os pequenos negócios iria ser aumentado, em média, dez euros, já com as taxas e os impostos incluídos.

Este anúncio aconteceu depois de a EDP Comercial ter afirmado que vai aumentar o preço do gás às famílias em média em 30 euros mensais, mais taxas e impostos, a partir de outubro, devido à escalada de preços nos mercados internacionais e após um ano sem atualizações.

No dia seguinte ao anúncio da EDP, o Governo anunciou que vai propor o levantamento das restrições legais existentes, para permitir o acesso às famílias e pequenos negócios ao mercado regulado. “O Governo decidiu que vai propor o levantamento das restrições legais existentes, para permitir o acesso às famílias e pequenos negócios ao mercado regulado [do gás natural], anunciou o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, em conferência de imprensa.

Segundo o governante, a medida abrange 1,5 milhões de clientes. Sublinhe-se, porém, que os preços do gás natural para os consumidores em mercado regulado também irão aumentar em outubro, em 3,9% em relação ao mês anterior, segundo anunciou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em junho.

Assim, a 1 de outubro irá registar-se um aumento de 8,2% para o ano 2022-2023, face ao ano anterior (2021-2022) adiantou a ERSE, ressalvando que “tendo presente as atualizações da tarifa de energia ao longo de 2022, os consumidores em mercado regulado irão observar em outubro de 2022 um aumento médio de 3,9% face ao mês anterior”.

Estas atualizações dizem respeito às tarifas de venda ao segmento doméstico (consumos inferiores ou iguais a 10.000 m3/ano) que ainda estão no mercado regulado.

Em julho, os preços também foram alvo de uma atualização, aumentando 3,3%. Assim, a partir do mês passado, a fatura de um casal sem filhos com consumo anual de 138 m3 aumentou 0,33 euros, sendo que para um casal com dois filhos (consumo anual de 292 m3) o aumento médio é de 0,70 euros. Em outubro, no primeiro caso há um acréscimo de 0,48 euros e no segundo 0,87 euros em média, face a setembro, segundo a ERSE.

Numa conjuntura de grande volatilidade dos preços de energia, provocada, em grande medida, pela invasão da Ucrânia pela Rússia, a ERSE disponibiliza uma lista interativa dos ‘Preços das Ofertas Comerciais de energia em mercado’, colocando assim à disposição dos consumidores mais uma ferramenta que os ajude a encontrar a melhor oferta no mercado e a acompanhar a rápida evolução dos mercados retalhistas de eletricidade e gás natural”, informou o regulador da energia, em comunicado.

A informação apresentada nesta lista interativa da ERSE é atualizada em simultâneo com o simulador de preços, com base na informação disponibilizada por cada um dos comercializadores ao regulador.

A ERSE recomendou, ainda, que os consumidores, no início de cada ano e, preferencialmente duas vezes por ano, consultem o simulador de preços, para avaliar se existem em mercado ofertas comerciais que lhe permitam poupar na fatura de energia, recordando também que “o mercado é dinâmico” e, por isso, “todos os dias há o lançamento de novas ofertas comerciais e a descontinuação de outras”.

CB com Lusa