Mostrar a barriga no pós-parto pode ser “inspirador e tranquilizante”

Noites em claro, algum mal-estar e um corpo a recompor-se de nove meses de gravidez, do aumento de peso e de um parto. Nada na vida de uma mulher após a chegada de um filho permanece igual. Mas há algo que está a mudar: a necessidade de se dizer que afinal não é preciso estar-se perfeita em tempo recorde e depois da chegada de um recém-nascido. E as celebridades jogam, cada vez mais, um papel importante neste processo.

Depois da cantora Carolina Deslandes ter verdadeiramente aberto um debate sobre a matéria, eis que Dânia Neto, recém-mamã e que não quis prestar declarações ao Delas.pt, acabou de mostrar uma imagem sua em que não esconde a barriguinha que ainda permanece após a chegada do bebé. “Um sorriso de Bom dia, a uma noite atribulada”, escreveu, num tom bem-disposto. As reações positivas não se fizeram esperar.

Dânia neto
Dânia Neto [Fotografia: Instagram]
“Não deve haver um julgamento diretos das recém-mamãs, seja porque saem ótimas da maternidade, seja porque mostram as marcas”, começa por pedir Tatiana Dominguez. A coordenadora de exercício físico do Centro de Pré e Pós-Parto, em Lisboa, admite que “se mostram a barriga no pós-parto, isso pode ser inspirador para mulheres, tranquilizante”, refere.

Tatiana Dominguez
Tatiana Dominguez, coordenadora de exercício físico do Centro de Pré e Pós-parto [Fotografia: DR]

“Afinal, se fôssemos para a porta da maternidade, era isso mesmo que veríamos. Estamos nove meses grávidas – tempo de aumento de peso e desconforto – e a maior parte das mulheres tem licenças de quatro ou cinco meses, não sendo suposto estar totalmente igual ao fim de quatro meses”, diz Dominguez. A especialista não descura, no entanto, “a necessidade de a mãe se cuidar para que possa cuidar dos outros, sobretudo do seu bebé”.

Mas o julgamento tem sido, mais das vezes, implacável para com estas mulheres célebres ora porque saem impecáveis – como é o caso de Carolina Patrocínio -, ora porque mostram as primeiras marcas. Carolina Deslandes viveu isso na pele como ninguém.

A autora e intérprete de A Vida Toda pôs, há cerca de um ano, as redes sociais ao rubro por ter exibido as marcas da gravidez deixadas pela chegada do segundo filho de uma segunda cesariana em 11 meses. Foi entre o aplauso e a crítica, e foi sobre esta que a cantora reagiu. “É com a cabeça focada na inclusão e na aceitação que falo e que fiz o meu último post. Porque para mim é importante passar às pessoas que leem aquilo que escrevo que existe beleza na imperfeição e liberdade na aceitação. Estou longe de ser um exemplo de comportamento mas gosto de acreditar que o espaço que concebi para me dirigir às pessoas serve para passar mensagens que considero importantes e para falar sobre mais do que beleza, fofocas e outros assuntos do género”, pode ler-se na página da cantora.

“Existe beleza na imperfeição e liberdade na aceitação”, escreveu Carolina Deslandes

Mas esta postura não chega apenas de celebridades dentro de portas. Lá fora, o movimento também tem deixado as suas impressões, seja através de testemunhos dolorosos de um parto complicado – como foi o caso da tenista Serena Williams –, seja por via de imagens que mostram a maternidade real, como sucedeu com a ex-modelo Chrissy Teigen, a mulher do cantor John Legend. Iniciativas que se juntam, ainda mais, a mulheres e protagonistas da sociedade que exibem a amamentação em público

Celebridades maquilhadas depois do parto. Quais as consequências?

Para Tatiana Dominguez, o papel das mulheres célebres reveste-se de uma particular relevância e que a coordenadora de exercício físico repara no seu dia-a-dia de trabalho. “Uma celebridade que anda com um bebé ao colo, pele com pele, pode influenciar positivamente outras mulheres”, reitera.

E lembra que as outras, as anónimas, “estão atentas às que são célebres”. No entanto, a especialista ressalva: “Por vezes, há mensagens que [as celebridades] passam estão tão fora da realidade das outras mães que estas acabam por não as ver como modelos, estão fora do mapa-mundo das mulheres anónimas e acabam or ver isso coo imagem que não se queiram colar.”

“Uma celebridade que anda com um bebé ao colo, pele com pele, pode influenciar positivamente outras mulheres”, refere Tatiana Dominguez

“O pós-parto é um momento extremamente desafiante. Existem muitas coisas para gerir, não temos a disponibilidade que já existiu há anos. A mãe de pós-parto está a ser confrontada com uma nova realidade, o nascimento do bebé, a subida do leite, as dores na zona abdominal, é uma fase em que a disponibilidade está comprometida”, refere Tatiana Dominguez. Mais: lá porque se está impecável a seguir à gravidez, tal não quer dizer que as angústias, os receios e os conflitos consigo próprias não existam.

A questão é que estas imagens transmitidas por quem tem presença forte no espaço mediático – ora porque estão ótimas, ora porque assumem as vicissitudes do novo estado de graça – podem ter maior impacto “junto de quem ainda não foi mãe”. Há margem para criar, claro, “expectativas” difíceis de gerir numa fase posterior, alerta ainda a coordenadora de exercício físico e licenciada em Educação física com especialização em prescrição de treino de gravidez e pós parto.

“Sejam celebridades ou não, há uma grande dificuldade em relação as expectativas. A imagem que mais frequentemente passa nas redes sociais, nas revistas e na televisão é a de um pós-parto maravilhoso, na qual o bebé ri, não chora, dorme três horas. Há muito pouco a imagem do parto real e as mulheres célebres que foram mães têm um papel importante nesse sentido.”

Imagem de destaque: Shutterstock

As fotos poderosas de uma mãe após cesariana

Veja as imagens brutais de um concurso de fotos de partos