Famosos reagem às notícias sobre incêndios na Amazónia

A maior floresta tropical do mundo arde há 15 dias consecutivos, com os números de incêndios a bater todos os recordes dos últimos sete anos e a ameaçar aquele que é um dos maiores pulmões da Terra. As notícias começaram a circular nos media esta terça-feira e, rapidamente, chegaram às redes sociais onde muitas imagens dos incêndios têm sido partilhadas por anónimos e celebridades.

Enquanto alguns apontam o dedo ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que acusa as ONGs (que o acusam a ele) e as queimadas na região amazónica; outros falam sobre a falta de cobertura mediática e refletem sobre o papel ativo que cada um pode ter. A manequim e ativista ambiental. Gisele Bündchen foi apenas uma das celebridades brasileiras que já se manifestou, pedindo aos seus seguidores que assinassem a petição da Greenpeace.

As queimadas crescentes estão a destruir há dias o que a natureza leva anos, séculos para construir. Eu já estive lá e pude ver de perto como tudo acontece, especialmente como os oportunistas se aproveitam da época das secas para botar a floresta abaixo. O desmatamento na Amazónia tem que parar!! Pela nossa saúde e pela saúde do nosso Planeta!”, escreveu Gisele no seu Instagram.

Também Alessandra Ambrosio partilhou um texto de outro utilizador que critica a falta de destaque do tema nos meios de comunicação social.”Os media são rápidos a cobrir controvérsias políticas e histórias negativas, mas não falam sobre este urgente tema. Por isso, vamos todos utilizar as nossas plataformas de social media para falar do assunto e quando os media receberem suficientes e-mails e mensagens sobre esta história vão ser obrigados a cobri-la. E aí o mundo irá ver o que realmente está a acontecer”.

Também a atriz Débora Falabella – que interpretou recentemente uma ativista ambiental que luta pela Amazónia, na série Aruanas da Globo – mencionou um texto da jornalista brasileira Pauli Chamorro sobre os fumos do incêndio que já chegaram a São Paulo. “Dia virou noite em São Paulo (…). Os rios voadores que poderiam trazer humidade para todo o continente, inclusivé São Paulo, estão trazendo o que estamos a ver”.

Os pedidos de ajuda não se ficam, no entanto, pelas personalidades brasileiras e, nos Estados Unidos, muitas celebridades já reagiram às notícias. Entre elas o ativista e ator Leonardo DiCaprio que partilhou um dos textos mais divulgados pelos utilizadores sobre o assunto, por estes dias. “Assustado por pensar que a Amazónia é a maior floresta tropical no planeta, responsável por 20% do oxigénio da Terra (basicamente o pulmão do mundo), e tem estado a arder nos últimos 16 dias com quase nenhuma cobertura mediática. Porquê?”.

Veja na fotogaleria mais reações de figuras públicas aos graves incêndios na Amazónia.

Débora Falabella: “As mulheres ativistas são uma ameaça maior”