Farfetch anuncia nova aquisição entre prejuízos

Jose-Neves-Fundador-e-CEO-da-Farfetch
José Neves, fundador e CEO da Farfetch [Fotografia: DR]

Num mesmo dia, José Neves, o português que lidera a plataforma eletrónica de artigos de luxo Farfetch, anunciou a compra da New Guards Group por 675 milhões de dólares (602 milhões de euros), apresentou quebras acentuadas no segundo trimestre com prejuízos de 89,6 milhões de dólares (80 milhões de euros) e revelou alterações na equipa de gestão, com o diretor operacional (COO) Andrew Robb a deixar a empresa.

Apesar deste registo de perdas, estes resultados vêm indicar uma diminuição face ao primeiro trimestre do ano, período em que o balanço foi negativo em 109 milhões de dólares. Dados que estão a puxar as ações da Farfetch para baixo e espera-se, por isso, a abertura da bolsa de Nova Iorque esta sexta-feira, 9 de agosto, para verificar qual a tendência.

Em comunicado, a empresa justifica o balanço negativo como, “em grande parte, resultado da subida anual dos prejuízos operacionais, que passaram de 36,8 milhões de dólares para 95,8 milhões, parcialmente causados pela redução nas perdas cambiais não realizadas sobre a reavaliação de contas a receber e a pagar em dólares não americanos”. “A nossa exposição aos ganhos e perdas cambiais estrangeiros diminuíram após uma alteração na moeda funcional da nossa entidade legal principal, a Farfetch UK Limited — da libra esterlina para dólares americanos, a 1 de janeiro de 2019″, acrescenta ainda a plataforma na mesma nota.

Ainda que os resultados sejam negativos, o presidente da empresa diz-se, na mesma nota oficial emitida, “encantado” numa altura em que se assinala o primeiro ano sobre a Oferta Pública Inicial – IPO em inglês e que significa uma primeira venda de ações de uma companhia aberta ao público -, e que teve lugar em setembro do ano passado. Uma estreia que permitiu à empresa um encaixe inicial de 900 milhões de dólares.

“À medida que se avizinha o primeiro aniversário enquanto empresa pública, estou encantado com o progresso que fizemos na execução da nossa visão para o segundo capítulo — construir uma plataforma global que vai ficar com a fatia de leão do crescimento de 100 mil milhões que é esperado para a indústria online do luxo”, referiu José Neves no comunicado (que pode ser lido no original aqui) emitido a 8 de agosto.

Um mesmo dia em que a plataforma luso-britânica do luxo adquiriu a holding italiana fundada por Davide De Giglio e Claudio Antonioli, e que detém marcas como a Off-White, Palm Angels, Heron Preston e Alanui, por 675 milhões de dólares (602 milhões de euros).

Uma compra que, segundo José Neves, pretende colocar a Farfetch “de forma única para capacitar criadores, curadores e consumidores e ajudar a preservar” os valores do grupo.

Imagem de destaque: DR

José Neves: “O que aprendi nos últimos anos é irrelevante para os próximos”

‘Startup’ Farfetch abre novo espaço no Cais do Sodré onde investiu 1 ME