Fast-food saudável: Receita de nuggets de salmão em três passos

Adorados por miúdos e graúdos, os nuggets podem ser um excelente aperitivo ou até uma refeição principal, quando acompanhados de arroz e salada. E se já está a pensar que se trata de fast-food, aquela ‘comida plástica’ e nada saudável, prepare-se para conhecer uma receita de nuggets fácil e amiga da nossa saúde.

Comer, crescer, treinar, de Pedro Carvalho e Maria Roriz, €16,50

Saída do livro Comer, Crescer e Treinar, dos nutricionistas Pedro Carvalho e Maria Roriz, esta receita dá para cerca de 15 nuggets e o Salmão foi a matéria-prima escolhida para a confeção. Alimento que pode ser facilmente substituído por outro, como atum ou até carne – frango ou peru.

Tratando-se de uma receita saudável, Pedro e Maria deixam ainda de fora o óleo para fritar, dando lugar ao forno para se conseguir uns nuggets bem crocantes e igualmente dourados. As sementes de chia são um ingrediente que os nutricionistas adicionaram, muito provavelmente devido ao seu poder de nos manter saciados por mais tempo.

Se servir os nuggets como aperitivo, pode acompanhá-los com um molho caseiro, por exemplo de tomate, ou até com guacamole ou húmus – substitua os típicos molhos, cheios de corantes e conservantes, como a maionese de compra e o ketchup.

Além do nugetts de salmão, o mesmo livro apresenta outras receitas de fast-food saudável, incluindo bebidas. ‘Burguer de frango com beterraba e ‘Iced-Tea de Manga’ são apenas duas delas.

Percorra a galeria de imagens acima e veja quais os ingredientes e os passos a seguir para fazer nuggets de salmão em casa.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

O que nunca deve comer em restaurantes de fast-food

A receita de salmão tão fácil que todos querem fazer