‘Fátima’ esgota sessões no Festival de Cinema de Roterdão

fatima

‘Fátima’, de João Canijo, e com Rita Blanco e Anabela Moreira no elenco, esgotou as duas sessões públicas no Festival de Cinema de Roterdão, Holanda, naquela que é a sua estreia internacional.

O filme conta a história de um grupo de 11 mulheres que atravessa meio país, em peregrinação, com o objetivo de cumprir a promessa de chegar ao santuário de Fátima. São 400 quilómetros e nove dias de vivência em conjunto, em condições muitas vezes extremas e precárias, que põem à prova não só a resistência física destas mulheres, mas a sua fé, no divino e na humanidade.

Para esta produção, as atrizes realizaram uma espécie de “estágio” em Vinhais, onde passaram alguns meses convivendo com a população local e aprendendo os seus ofícios e modos de vida para criarem as suas personagens. Também a peregrinação que é retratada no filme é real. As atrizes cumpriram, como qualquer peregrino, o percurso a pé de Trás-os-Montes até ao santuário, em diferente fases: a primeira em 2014, como preparação e com outros grupos de peregrinos, depois em 2015, já com as atrizes a formarem um grupo, e em 2016 para o filme.

Foi daí que trouxeram o material humano para construírem as personagens e dar forma a este ‘Fátima’, que estreou em Portugal, em abril de 2017.

“Cada uma fez a sua peregrinação e já tinha uma ideia de como é que se chamava, que idade é que teria, mas tínhamos de descobrir, durante aqueles dias a andar, quem é que éramos, se éramos casadas ou não, se tínhamos família ou não. Fomos descobrindo sozinhas, durante o percurso”, referiu em entrevista ao Delas.pt, Anabela Moreira, que interpreta Céu.

Depois da passagem por Roterdão, segue-se o Festival de Gotemburgo, na Suécia, e outros eventos do género. O filme é também reexibido em Portugal, entre 1 e 7 de fevereiro, com sessões no Cinema Ideal, em Lisboa.

“Escolhi para a minha personagem não ter nenhuma promessa a cumprir”