Fátima Lopes comemora 25 anos no lugar onde tudo começou

Poucas horas antes do desfile comemorativo dos seus 25 anos de carreira, Fátima Lopes confessou-se nervosa. “Nunca estou nervosa mas hoje estou. É um dia especial e estamos a preparar um espetáculo arrojado” disse ao Delas.pt nos bastidores do evento que acontece às 19h no Convento do Beato.

O local podia ter sido qualquer outro, mas a estilista quis voltar ao local onde tudo começou. Como boa filha tornou ao número 44 da Rua do Beato, onde apresentou o seu primeiro desfile. Nas mais de duas décadas que fizeram o seu caminho até aqui, Paris foi a sua segunda casa, cidade onde apresentou várias coleções e onde tem clientes fiéis. A Torre Eiffel, o Louvre e o Museé de L’Armée foram alguns dos palcos em que mostrou a moda nacional. Foi também na cidade de luz que surpreendeu o mundo em 2000, ao desfilar com um biquíni de ouro e diamantes, avaliado em mais de 1 milhão de euros. Uma escolha arrojada que a pôs nas bocas do mundo e deu fulgor a uma carreira internacional que segundo a designer é fundamental para se ganhar nome na moda: “Saí de Portugal há 19 anos. Portugal é pequeno. É bom para viver, para trabalhar temos o mundo. É preciso sair de Portugal para vingar na moda.”

O biquíni de ouro e diamantes criado por Fátima Lopes em 2000. Foto: VITOR CUPERTINO

O que mudou desde então? “Mudou tudo. Hoje há uma cultura de moda em Portugal. Quando comecei não havia a informação que hoje, as pessoas sabiam muito pouco sobre esta área. Hoje em dia o nosso país está ao nível de qualquer outro país da Europa”, explicou ao Delas.pt.

Do espetáculo Fátima Lopes não nos revelou nada, mas contou que o segredo para mais de duas década de sucesso é “trabalhar por prazer. Quando se faz as coisas com paixão é possível”. Aos jovens talentos nacionais a estilista diz que “Se tiverem vontade de dedicar a vida à profissão devem continuar porque esta é uma área em que é preciso ter talento mas também é preciso trabalhar muito.”

A estilista marcou a moda nacional não só pelas suas criações mas também pelo seu estilo arrojado, reveja na nossa galeria a sua evolução de estilo.

Imagem de destaque: Facebook Fátima Lopes

 

Miguel Vieira: “A moda internacional aprende todos os dias com os portugueses. “