Fátima Lopes vai ter programa de culinária no YouTube

Fátima Lopes Vítor Sobral
[Fotografia: Divulgação]

No momento em que edita o seu oitavo livro e longe do pequeno ecrã – após saída da TVI, em janeiro -, Fátima Lopes volta a apresentação. O rosto da TV muda-se para a plataforma do YouTube a partir de 14 de maio para coapresentar um programa semanal de culinária com o chef Vítor Sobral.

Em Ó Chef, a dupla propõe-se a recuperar e confecionar receitas da gastronomia portuguesa, todas as sextas-feiras e em vésperas de fim de semana. No programa da estreia, marcada já para o final desta semana, será apresentado o cachaço de porco no forno com pimentão da horta e migas soltas. Entre a listagem de receitas dos primeiros 24 episódios estão propostas como “galo guisado, com tangerina e puré de batata e pera-rocha, cataplana de polvo, amêijoas, batata doce e poejo, sardinha em conserva, abacate e coentros, arroz de coelho com tomilho limão e espinafres ou robalo de caldeirada com batatinhas novas”, lê-se no comunicado enviado às redações.

A ideia para este projeto nasceu, refere a mesma nota, “de uma amizade de longos anos, do gosto de ambos em cozinhar, e do tempo que a pandemia ajudou a criar, por força das circunstâncias”. Para a apresentadora, “o programa vai ser capaz de despertar em qualquer um o amor pela cozinha”. Já sobre este novo canal no YouTube que ambos criaram, Vítor Sobral explica: “Desafiei a minha boa amiga Fátima Lopes para se juntar a mim e, entre tachos e panelas, celebrar a nossa paixão comum pela gastronomia portuguesa, e partilhar receitas e ingredientes que sabem a Portugal.”

O formato irá abordar técnicas e segredos para confecionar alguns ingredientes, e vão dar-se dicas de sustentabilidade para evitar o desperdício e aproveitar tudo a que nem sempre se dá importância.