Fato verde de Isabel II faz disparar vendas de roupa néon

Visual escolhido por Isabel II no dia 12 de junho
Visual escolhido por Isabel II no dia 12 de junho

Nove décadas de vida e, ainda assim, a Rainha Isabel II é um exemplo a seguir no que toca à escolha de indumentária. Quando a monarca surgiu com um fato verde nas comemorações do seu 90.º aniversário, há cerca de duas semanas, com uma criação de
Stewart Parvin, milhares de internautas compararam o seu visual ao famoso ecrã verde da indústria cinematográfica – foram até publicadas montagens com diferentes padrões.

Mas o impacto verificou-se muito para além das redes sociais. Segundo vários empresários ouvidos pelo ‘The Telegraph’, as vendas de peças de roupa feminina néon dispararam nos últimos dias. A marca JD Williams, por exemplo, conta que, na última semana, as suas peças de cor verde venderam mais sete vezes do que o habitual. Verificou-se ainda que outras cores vibrantes já usadas por Isabel II – como o rosa ou laranja – também despertaram, subitamente, o interesse das mulheres britânicas.

De acordo com um estudo da ‘Vogue’, publicado em 2012, as roupas de Isabel II são “29% azuis, 13% rosa e 11% verdes”. “A Rainha é um grande exemplo de moda sem limite de idade. Os néones estão habitualmente associados a pessoas com 20 e poucos anos, mas ela já domina essa tendência”, frisa Suzi Burns, porta-voz da marca JD Williams.

Poucas horas depois de a monarca surgir com o visual em questão (no dia 12 de junho), a rede social Twitter já era dominada pela hashtag #neonat90 (“néon aos 90”). Surgiram também várias montagens com o padrão do seu fato alterado – foram usadas beringelas, pepperoni, gatos, flores e até a capa de um álbum dos Sex Pistols.