Inna Ohnivets. Quem é a embaixadora de Ucrânia em Portugal?

PORTUGAL GOVERNMENT UKRAINE RUSSIA CONFLICT
[Fotografia: Rodrigo Antunes/EPA]

A embaixadora da Ucrânia em Portugal esteve ao início desta tarde de quinta-feira, 24 de fevereiro, em Belém, em conversações com Marcelo Rebelo de Sousa.

Aquando do encontro, Inna Ohnivets lembrou que a Ucrânia é o país que está na linha da frente do conflito bélico contra a Federação Russa. A diplomata revelou que “se a Ucrânia for tomada, pergunto que país será seguinte?”. “A Ucrânia agora defende não só o nosso território, mas toda a Europa”, afirmou, a partir do Palácio de Belém e de onde pediu “apoio, se for possível, militar da NATO e da União Europeia nas sanções”.

Nas declarações aos jornalistas, Ohnivets contou ainda a história de Felicidade, uma cidade de Lugansk e que não caiu às mãos dos russos. “Na região de Lugansk há uma cidade com o nome simbólico de Felicidade e os russos queriam capturar esta cidade, mas não conseguiram. As nossas forças armadas recuperaram-na, também eliminaram o poder técnico e militar e foram mortos mais de 50 militares russos”, revelou.

Mas, afinal, quem é Inna Ohnivets? A diplomata, que é embaixadora em Portugal desde outubro de 2015, completa 60 anos a 30 de agosto de 2022. Nasceu na cidade de Zhovti Vody, na região da Ucrânia central de Dnipropetrovsk. É jurista, foi professora de Espanhol e inglês. Estudou no Instituto Estatal Pedagógico das Línguas Estrangeiras e na Universidade de Kiev, capital do país, segundo pode ler-se no site da embaixada.

De acordo com a informação disponível, Ohnivets iniciou o seu percurso profissional em 1983 como auxiliar de laboratório da cátedra das línguas estrangeiras do Colégio Militar de ensino superior de Kiev de Frunze.

Dez anos depois, em 1993, assumia as funções de adida e Conselheira da Secção dos assuntos estatais e jurídicos do Departamento Jurídico e dos Acordos, no Ministério dos Negócios Estrangeiros na Ucrânia.

Entre 2006 e 2010 foi embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Ucrânia na República Eslovaca.