Estilista Kenzo morre aos 81 anos vítima de Covid-19

Kenzo Takada died at 81 after reportedly suffering from coronavirus
Kenzo Takada [EPA/Tobias Hase]

Fundador da marca de roupas, perfumes e cosméticos, Kenzo Takada, nascido no Japão em 1939, morreu em França aos 81 anos, vítima de Covid-19.

O criador que fez história nas passerelles a partir de Paris estava retirado do mundo do design de moda desde 1999, tendo marcado presença, em 2004, na ModaLisboa. Comparências, aliás, que tinha vindo a fazer com frequência, tendo a última acontecido em janeiro.

Santana Lopes, Ana Salazar e Kenzo na Moda Lisboa, em [fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens]
Santana Lopes, Ana Salazar e Kenzo na Moda Lisboa, em Lisboa
[fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens]

O designer de origem nipónica morreu este domingo, 3 de outubro, devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus, no hospital em Neuilly-Sur-Seine. A notícia foi avançada pelo seu porta-voz.

É o designer português Felipe Oliveira Baptista quem está à frente dos destinos da direção criativa da marca internacional e já deixou uma mensagem de condolências e de evocação a Kenzo.

Na sua página de Instagram, o estilista lusitano lembra a “incrível energia, generosidade, talento e sorriso contagiantes. A sua alma gémea viverá para sempre. Descanse em paz Mestre”, escreveu.

https://www.instagram.com/p/CF7XM6PJx7o/

 

Estreou-se, aliás, a 26 de fevereiro, nas passarelas parisienses à frente da marca Kenzo e definiu as tendências para o próximo outono/inverno inspirando-se na série Tigres de Júlio Pomar.

Anunciado como diretor artístico da Kenzo em julho do ano passado, esta foi para Felipe Oliveira Baptista a primeira Semana da Moda de Paris à frente da marca francesa criada em 1970 pelo designer japonês Kenzo Takada. Na sua estreia, Oliveira Baptista lembrou o percurso do fundador, mas também o seu próprio.