Felipe VI interrompe férias em família devido a compromissos reais

Família real espanhola
[Fotografia: JAIME REINA / AFP]

Por norma, Letizia e Felipe VI usam o Palácio de Marivent, em Palma de Maiorca, como refúgio de verão, mas agora quebraram a tradição. Este ano, os reis de Espanha optaram por um destino diferente para desfrutarem de uns dias de descanso longe dos holofotes.

Segundo o jornal ABC, Letizia foi vista em Madrid a embarcar com as filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofía, rumo à Grécia, país que já haviam escolhido em 2018. Em contrapartida, o monarca interrompeu as férias e viajou para Santo Domingo, na República Dominicana, onde assistiu à tomada de posse do presidente reeleito, Luis Abinader.

Com a mudança de Leonor, a herdeira da coroa espanhola, para a Escola Naval de Marín, Pontevedra, as férias têm os dias contados. Assim, não é certo que Felipe se junte à família em solo helénico.

A publicação hispânica recorda que esta não é a primeira vez que o casal abdica das Baleares. Em 2010 e 2012, antes da ascensão ao trono, Letizia e Felipe VI passaram alguns dias no Algarve.

Agenda preenchida

Este tem sido um verão bastante atribulado para a família real. A 3 de julho, a princesa Leonor teve os pais na cerimónia de entrega das ordens reais na Academia Geral Militar de Saragoça, onde completou a formação militar. Doze dias depois, foi a vez de os reis e das filhas receberem a seleção espanhola no Palácio de Zarzuela, em Madrid, pela conquista do Euro2024.

Felipe, Letizia, Leonor e Sofia também foram presenças muito notadas nos Jogos Olímpicos de Paris, nos quais a sua pátria somou 18 medalhas.