Feminismo de Markle não chega para pôr filhos em pé de igualdade

Apesar de as palavras e as ações em prol das mulheres e das lutas pelo feminismo serem uma constante inequívoca em Meghan Markle – recém-casada com o príncipe Harry -, certo é que a duquesa de Sussex não vai poder alargar a sua ação e influência a todos os aspetos da sua nova vida como membro da realeza britânica.

Tudo porque, apesar das alterações à lei da sucessão britânica de 2013 – que desenhou um novo modelo de acesso ao trono e que já começou a provocar alguns efeitos com a chegada do terceiro filho de Kate e William face à princesa Charlotte -, certo é que nem todo o enquadramento legal dos títulos aristocráticos foi alterado.

Isto é, se a lei da Sucessão foi mexida para introduzir a questão de género neutro no acesso ao trono, tal não aconteceu coma lei do Pariato, pelo que as regras se mantêm inalteradas.

É exatamente aqui que o feminismo e a igualdade que Markle defende estão comprometidos. É que nem toda a descendência do casal poderá herdar o título dos pais e há uma questão de género na base desta discrepância.

Segundo noticia o tablóide britânico The Sun, Meghan Markle teve mesmo de aceitar que qualquer filha nascida no seio do casal não irá herdar o título nobiliárquico. Mais: se Meghan e Harry tiverem apenas descendência feminina, o título desaparecerá. Num outro cenário, tendo filhas mais velhas e um filho mais novo, será sobre os ombros deste que recairá o ducado de Sussex.

O jornal inglês The Express vinca, porém, que, tendo em conta as alterações na linha de sucessão, uma primogénita de Harry e Meghan segurará a sua posição na linha de sucessão ao trono (a sétima, se Wiliam e Kate não tiverem mais filhos), mas não o título recém-assumido pelos pais.

Na galeria acima reveja todos os momentos em que Meghan deu sinais claros sobre as lutas que quer travar, apesar do constrangimento legal aristocrático com o qual é [ela e a sua descendência] agora confrontada.

Imagem de destaque: Reuters

Meghan Markle e Harry oficialmente casados. Veja as imagens