Publicidade Continue a leitura a seguir

Férias. Cinco estratégias para desligar mais depressa do trabalho e descansar a sério

[Fotografia: Mikhail Nilov/Pexels]

Publicidade Continue a leitura a seguir

As férias começam a chegar, mais cedo para uns, mais tarde para outros, mas as ideias do descanso e do desligamento pairam já na mente de todos. E se o comum é tirar duas semanas consecutivas de férias, muitos são os que se queixam de que este período nem sempre é suficiente para permitir o corte com os ritmos e circuitos pessoais e profissionais.

Para que se possa rentabilizar ao máximo os períodos de descanso, o Delas.pt pediu à psicóloga Maria Palha que deixasse indicações práticas e úteis para, por um lado, conseguir desligar mais depressa do quotidiano e entrar em repouso e, por outro, não encurtar o desligamento devido à eventual ansiedade de um regresso trabalhoso… e tudo quando ainda mal se iniciou o descanso.

Mas já lá vamos às recomendações. Para já, Maria Palha considera que “há cada vez mais pessoas com dificuldade em entrar de férias” e que essa sensação pode estar especialmente alicerçada “nesta era do ‘trabalho remoto’.”

Para a especialista, “embora pareça simples e fácil desligar para ir de férias, em termos mentais este movimento pode mexer com muitos medos e inseguranças, impulsionando-nos a trabalhar, como se houvesse uma necessidade de competência, de valorização, de reconhecimento, de corresponder a expectativas”. Maria Palha alerta, por isso, para a possibilidade de “muitas pessoas continuarem a trabalhar em part time ou simplesmente usarem alguns momentos dos dias de férias”, ainda que, a longo prazo, este caminho possa “comprometer a saúde”.

Procurando evitar que estes comportamentos se verificam, mantenham ou, pior, se tornem num hábito, veja as cinco sugestões deixadas pela especialista e no sentido de preparar as férias com tempo, fomentando o mais importante: o repouso.

Preprar o trabalho. “Duas semanas antes das férias crie uma assinatura de email onde informe as datas das suas próximas férias. Assim, as pessoas com quem trabalha habitualmente vão saber que estará fora e podem planear”, refere Maria Palha.

Confiar. “Identifique as necessidades possivelmente emergentes e identifique três colegas de confiança que possam responder em seu nome. Este movimento ajuda a delegar e permite que descanse. Pode ainda acrescentar na sua assinatura os temas/projetos e quem lhes pode dar resposta”, refere.

Remover alertas. “Desativar as notificações de emails é fundamental para evitar estar sempre ligado. Há quem crie filtros para os emails “Mesmo Importantes” e apenas esses podem incomodar”, acrescenta a psicóloga.

Calendarizar. “Agende um dia de regresso e, nestes casos, há quem coloque a data da volta um dia após o regresso, para ter um dia inteiro para simplesmente ler e acompanhar os emails e planear a sua semana de regresso. E, atenção workholics, este é um dia de trabalho, de chegada ao trabalho e não o último dia de férias”.

Evitar a culpa. “Na entrada das férias, muitas pessoas podem sentir um vazio, culpa por estarem desocupadas, isto significa que o corpo e a mente podem estar a precisar de ajuda para desligar, descansar. Existem várias técnicas de regulação de sistema nervoso e pode ser útil introduzi-las para entrar de férias”, refere Maria Palha.