Oito lapsos comuns na partida que arriscam estragar uma viagem

pexels-leon-ardho-1642552
[Fotografia: Leon Ardho/Pexels]

Quando vamos de viagem planeamos sempre o que vamos vestir, sabendo qual o tempo que fará no nosso destino. Planeamos até toda a parte divertida da viagem, os locais que vamos visitar, onde vamos jantar.

Não nos podemos esquecer do passaporte (se o destino o exigir), nem das nossas tecnologias, câmara fotográfica, smartphone, tablet ou laptop. Mas neste capítulo, esquecemo-nos sempre de pequenos pormenores que depois nos farão muita falta.

Não confirmar qual a voltagem da eletricidade neste país

Na Europa vai encontrar 230 volts a 50Hz, mas, por exemplo, na América do Norte encontrará 120 volts a 60Hz. No resto do mundo varia também. Há gadgets como o laptop que só necessitam de um adaptador, já o secador de cabelo, por exemplo, precisa de um conversor.

 

Esquecer-se do adaptador

Descanse porque é fácil comprar um nos aeroportos, por exemplo. Mas o ideal é antecipar-se e antes mesmo de sair de casa levar um consigo. A última coisa que vai querer que lhe aconteça é chegar ao seu destino e descobrir que os seus gadgets não funcionam por causa de um simples adaptador.

Não verificar as tarifas de roaming

Se a viagem é na Europa a 27, esta é uma matéria que a pode descansar pelo menos nos próximos dez anos, mas não no resto do mundo. É que depois de voltar não vai querer, certamente, ser surpreendido pela conta do seu telemóvel. Certifique-se das taxas a pagar e pergunte à sua operadora se existe algum serviços de wireless no país para onde viaja, que lhe permita poupar dinheiro. Pode também comprar um cartão SIM no país de destino, mas garanta primeiro que lhe vão aplicar as tarifas certas e que o seu telemóvel não está bloqueado ao uso desse cartão.
No que à Europa diz respeito, o acordo aprovado pela UE permite manter as tarifas de roaming para quem viaja no espaço europeu ao mesmo preço das comunicações no país de origem e foi prolongado até 2032.

Não avisar o seu banco que vai para um país estrangeiro

Não há nada pior do que chegar a um país estranho e o seu cartão bancário não funcionar. O ideal é consultar o seu gestor de conta antes de viajar.

Não ter cuidado com redes Wi Fi públicas

As ligações a redes públicas podem ser perigosas, por causa de vírus ou até de hackers para lhe roubarem informação. Antes de se ligar a qualquer rede, pergunte aos funcionários se é seguro fazê-lo

Não levar os seus gadgets na bagagem de mão

Nunca se sabe quando haverá um atraso, ou que no destino de chegada tenham que verificar a sua bagagem. O ideal é ter sempre consigo os equipamentos indispensáveis e não os colocar na bagagem de porão.

Não ter cópias dos seus documentos

Nunca se sabe, por exemplo, se a sua bagagem não se ‘perde. Aconteça o que acontecer, o ideal é ter uma cópia do seu itinerário (para onde vai, quais o dados do hotel) e uma fotografia do passaporte,

Não usar o cartão de débito para levantar dinheiro

A maioria dos grandes bancos tem acordos internacionais que lhe permitem levantar dinheiro com as taxas mínimas. Em vez de viajar com a carteira cheia de dinheiro, informe-se junto do seu banco onde pode levantar dinheiro no país de destino