Fernanda Serrano junta-se a protesto pelas iranianas e corta o cabelo

serrano 2
[Fotografia: Instagram/Fernanda Serrano]

A morte da jovem iraniana Masha Amini, detida pela Polícia da Moralidade por alegado uso indevido de véu islâmico, tem sido a causa de protestos e revoltas no Irão, mas também pelo mundo. Lisboa foi já palco de duas manifestações pelos direitos das mulheres iranianas e contra a opressão que lhes é exercida.

Para lá das palavras de condenação nas ruas de todo o mundo, o protesto também tem sido feito com o corte de mechas de cabelo feito por mulheres anónimas e célebres, um pouco por toda a parte.

Nesta quarta-feira, 5 de outubro, a atriz Fernanda Serrano juntou-se ao protesto pela liberdade das mulheres e mostrou-se, num vídeo do Instagram, a cortar um pedaço do seu cabelo.

[Fotografia: Instagram/Fernanda Serrano]
“Liberdade para todas… vergonha de comportamentos totalmente inaceitáveis da raça humana! #mahsaamini #revolta #protesto #iam #mahsa_amini”, escreveu num post em que, numa das imagens, surge um cartaz onde se lê I Am Mahsa Amini.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fernanda Serrano (@fernandaserranooficial)

“Sorte em ser livre”, acrescentou depois numa imagem que publicou nas stories da mesma rede social.

Recorde-se que várias pessoas morreram nas manifestações que eclodiram há uma semana no país depois de as autoridades terem anunciado, a 16 de setembro, a morte de Mahsa, que foi presa pela polícia. Esta força policial tem sido responsável por aplicar e fazer cumprir o rigoroso código de vestimenta na República Islâmica.

A morte e as circunstâncias em que ocorreu estão a fazer desencadear protestos por todo o mundo e já levou países a decidir aplicar sanções ao regime.