
A morte da jovem iraniana Masha Amini, detida pela Polícia da Moralidade por alegado uso indevido de véu islâmico, tem sido a causa de protestos e revoltas no Irão, mas também pelo mundo. Lisboa foi já palco de duas manifestações pelos direitos das mulheres iranianas e contra a opressão que lhes é exercida.
Para lá das palavras de condenação nas ruas de todo o mundo, o protesto também tem sido feito com o corte de mechas de cabelo feito por mulheres anónimas e célebres, um pouco por toda a parte.
Nesta quarta-feira, 5 de outubro, a atriz Fernanda Serrano juntou-se ao protesto pela liberdade das mulheres e mostrou-se, num vídeo do Instagram, a cortar um pedaço do seu cabelo.
Ver esta publicação no Instagram
“Sorte em ser livre”, acrescentou depois numa imagem que publicou nas stories da mesma rede social.
Recorde-se que várias pessoas morreram nas manifestações que eclodiram há uma semana no país depois de as autoridades terem anunciado, a 16 de setembro, a morte de Mahsa, que foi presa pela polícia. Esta força policial tem sido responsável por aplicar e fazer cumprir o rigoroso código de vestimenta na República Islâmica.
A morte e as circunstâncias em que ocorreu estão a fazer desencadear protestos por todo o mundo e já levou países a decidir aplicar sanções ao regime.