Fernando Daniel vai andar pelas escolas a alertar para perigos das redes sociais

O cantor Fernando Daniel lançou Enredo, um livro pedagógico sobre redes sociais. O objetivo é ir a escolas de todo o país, que tenham alunos do 3º ciclo de escolaridade do Ensino Básico e Secundário, alertar para os perigos e potencialidades desta plataforma. Os conteúdos serão apresentados através da leitura de excertos do livro, músicas que o jovem de 22 anos compôs para o projeto didático e teatro, representando algumas das histórias fictícias referidas na obra.

“Como sou artista, tenho algumas pessoas a seguir o meu trabalho e sei que, de certa forma, influencio os meus fãs, achei por bem utilizar esse meu papel e essa minha importância para os alertar para os perigos e potencialidades das redes sociais“, explicou ao Delas.pt Fernando Daniel, que tem 163 mil seguidores no Instagram.

No livro referem-se temas como a partilha de dados, segurança, vício, alienação, sexting, revenge porn e phishing. Problemáticas de que nem todos os adolescentes têm noção e que alguns pais desconhecem por completo. É a esse público mais velho que Fernando Daniel também pretende chegar (percorra a galeria de imagens no topo do texto para recordar a participação de Fernando Daniel no The Voice Portugal e ver outras fotografias mais recentes do cantor).

“Ainda há muito por explicar e não só às crianças e adolescentes. Apesar de apresentarmos este livro de uma forma didática e a pensar num público mais jovem, não significa que ele não faça também sentido para pessoas mais velhas. Na minha opinião, os jovens conseguem identificar melhor os perigos nas redes sociais do que os adultos. Há adultos que não percebem bem como funcionam e precisam de ser alertados e informados”, afirmou o cantor.

Se quiseres levar este projeto à tua escola só tens de pedir a um professor que consulte a secção ‘Apresentações’ do site da iniciativa e preencha o formulário disponível na página. Todas as apresentações incluem a presença e uma performance musical de Fernando Daniel.

“Estou a sair da minha praia, isto não é a minha área de conforto. Além de tocar, que vai ser o mais fácil, basicamente vou ser um speaker durante a apresentação. Isso para mim vai ser o mais difícil, mas também vai permitir que chegue a mais fãs, me aproxime mais do meu público e, de certa forma, os conheça melhor”, acrescentou o cantor de Voltas.

Recorde-se que Fernando Daniel, natural de Estarreja, tornou-se conhecido depois de vencer a 4ª edição do programa The Voice Portugal. No ano passado lançou o seu primeiro álbum, Salto.

Ficha técnica do livro:

Enredo Fernando Daniel

Enredo, de Fernando Daniel. Editora Betweien, 12,89 euros

Clique aqui e siga-nos no Instagram

Os famosos que se recusam a usar redes sociais