Ferramentas para ajudar a apresentar o namorado aos filhos

pexels-vidal-balielo-jr-1682497
[Fotografia: Pexels/Vidal Balielo Jr]

Os divórcios em Portugal aumentaram exponencialmente nos últimos anos, em parte devido à pandemia causada pela Covid-19. E sabemos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e decorrentes dos Censos de 2021, que a reconstrução de uma vida não chega à mesma velocidade para mulheres e homens.

Uma vez que os divórcios são cada vez mais frequentes, é normal que haja mais pessoas a querer reconstruir família. De acordo com os dados acima referidos, o número de casais novos após separações aumenta nos Censos 2021, mas há mais portuguesas divorciadas do que portugueses. Embora um dos primeiros passos seja apresentar o namorado aos filhos, nem sempre é o mais fácil.

Os filhos são uns verdadeiros “polícias” quando o assunto é novos namorados, mas, mesmo que o primeiro impacto não seja o melhor, não desanime, as coisas irão compor-se.

Para ajudar nesta fase de adaptação, tanto dos filhos como do novo namorado, a Delas.pt reuniu algumas dicas.

Apresente apenas quando o divórcio já não for um problema

Para as crianças, ver os pais divorciarem-se é uma experiência indesejada e, até mesmo, traumática.

Não convém, por isso, andar a apresentar vários namorados, opte por fazê-lo apenas quando o relacionamento já estiver sério e ouça o tempo de cada criança.

Se o filho não tiver o divórcio dos pais bem resolvido na cabeça, a apresentação de um novo elemento pode correr bastante mal. Tem tempo, faça as coisas com calma e não apresse os mais pequenos.

Escolha um local ao gosto da criança

Estes primeiros encontros devem ser realizados ao ar livre e, preferencialmente, num local com o qual a criança já esteja familiarizada. Isso vai permitir criar alguma proximidade, mas manter, ao mesmo tempo, uma certa distância.

Seria mais complicado para a criança ver o novo companheiro a dormir na mesma casa que a mãe, então opte por viver esse momento depois de ambos já estarem apresentados.

Explique quem é o novo namorado

As crianças são curiosas, então não faça de conta que está a apresentar mais um amigo. Explique que é seu namorado e dê mais alguns detalhes que considere relevantes, por exemplo se tem filhos ou qual é o trabalho.

Lide com o ciúme como uma coisa normal

É natural a criança ter alguns ciúmes e pensar que o novo namorado está a tentar tomar o lugar do pai, mas entenda isso como uma coisa natural.

Não discuta, opte por explicar a situação da forma mais simples possível, sem criar grandes conflitos interiores.

As crianças não têm preço

Muitos acreditam que a forma mais simples de apresentar um novo companheiro é comprar a criança com prendas ou doces. Desengane-se, porque isso não vai levá-la a lado nenhum.

Isso pode trazer consequências irreversíveis no futuro. As crianças devem ser mimadas, mas não devem tornar-se em seres humanos fúteis.