Fertilidade e Covid-19. Associação pede reabertura de serviços públicos

Assistant of reproductive medicine clinic fertilizing egg outside female body
[Fotografia: Istock]

Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) pede ao Serviço Nacional de Saúde que retome os tratamentos o quanto antes. Ao Delas.pt, Cláudia Vieira, presidente da entidade, reitera que o “SNS não retomou os tratamentos e não há data prevista”. Isto porque, explica a responsável, “os centos privados já estão a fazer a retoma generalizada, não tendo chegado a suspender na totalidade durante a quarentena, apenas desaceleraram o ritmo das consultas”.

Ao Delas.pt, Cláudia Vieira fala com particular preocupação das mulheres com 40 anos e em processo de tratamentos no Serviço Nacional de Saúde. “Há uma preocupação acrescida no SNS porque essas mulheres, com essa idade, já não podem aceder a tratamentos como a microinjeção e à Fertilização in Vitro. É preciso garantir que as que completaram essa idade neste período de paragem não são penalizadas, é preciso que haja uma suspensão da contagem da idade”, pede a presidente.

Cláudia Vieira, presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade
Cláudia Vieira, presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade[Fotografia: DR]

Uma matéria que, refere Vieira, quer a Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução, quer o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, “estão sensíveis”.

“Toda esta pandemia veio virar do avesso a vida de todos nós: seja financeiramente, seja emocionalmente, seja ao nível da saúde. Com mais este constrangimento e esta dificuldade e quando se está numa situação como a de querer ser mãe e estar na idade limite, é complicado do ponto de vista emocional porque tem um impacto permanente”, alerta a presidente da APFertilidade.

“Há casais que só ao fim de 10 anos de infertilidade procuram ajuda médica”