Festival de Cinema de Cannes cria linha SOS contra assédio

linha SOS_ shutterstock

O anúncio foi feito pela ministra francesa da Igualdade, Marlène Schiappa, e revela que o governo estabeleceu uma parceria com a organização do festival de Cinema de Cannes, que decorre de 8 a 19 de maio, para criar uma linha de emergência para a denúncia de casos de agressão sexual.

Uma iniciativa posta em marcha após denúncia de alegados casos envolvendo o polémico produtor Harvey Weinstein em certames anteriores e que servirá para que vítimas ou testemunhas contactem e façam a denúncia caso sejam alvo ou presenciem o crime.

“Estabelecemos uma parceria com a organização do Festival para combater o assédio sexual. Isto porque uma das acusações que pende sobre Harvey Weinstein teve lugar em Cannes. Por isso, não podemos ficar parados”, justificou a governante, no final da semana passada, aquando da apresentação do projeto.

Para lá da alegada violação de que a atriz Asia Argento foi vítima, em 1997, a imprensa lembra os casos das atrizes Alice Evans e Judith Godrèche, e em que ambas alegam conduta inapropriada por parte do produtor norte-americano. Acusações que Weinstein tem negado.

Imagem de destaque: Shutterstock

Prémio Pulitzer distingue jornalismo que denunciou assédio de Harvey Weinstein

Assédio sexual em Hollywood: a lista de vítimas é infindável