Subir

Ficar fixado a olhar para o telemóvel faz-nos ‘surdos’

Ficar fixado a olhar para o telemóvel faz-nos "surdos"

Certamente já o acusaram de “não ouvir” uma conversa por estar agarrado ao telemóvel. Pois há um estudo que sugere que a culpa não é totalmente sua.

Os resultados de uma investigação publicada no ‘Journal of Neuroscience’ indicam que a concentração visual numa determinada tarefa (como estar a ver o feed de notícias do Facebook) pode torná-lo temporariamente surdo aos sons de volume normal.


Mais artigos relacionados com este tema:
Parece-lhe estar a ouvir tocar o telemóvel? Saiba porquê quando não toca
10 dicas para fotografar com o iPhone


Trata-se para já de um pequeno estudo, onde os investigadores da University College London analisaram a atividade cerebral em tempo real de 13 voluntários à medida que estes cumpriam determinadas tarefas visuais enquanto se podiam ouvir sons de fundo. Resultado: à medida que estas tarefas se intensificavam, a resposta aos sons reduzia.

“As imagens do cérebro revelaram que as pessoas não estavam simplesmente a ignorar ou a filtrar os sons, elas na verdade -não os estavam a ouvir com clareza”, explicou num comunicado de imprensa a coautora do estudo, Maria Chait, citada pela Fox News. Estas descobertas sugerem que a nossa visão e a nossa audição partilham recursos limitados do cérebro, o que o força necessariamente a escolher a processar o que está perante os nossos olhos ou ouvidos.

B.C.M.