Fidalgo quer usar experiência de pai para promover igualdade

fidag
José Fidalgo [Fotografia: Divulgação/SIC]

O facto de ser pai de um rapaz (Lourenço, seis anos) e de uma rapariga (Maria, de dois) está a levar José Fidalgo a abraçar a causa da associação internacional fundada pela atriz britânica Emma Watson, a #heforshe, que chega agora a Portugal.

“Enquanto pai de um rapaz e uma menina quero que tenham as mesmas oportunidades e valorização”, declarou o ator por escrito ao Delas.pt, atualmente a trabalhar na novela da SIC, Amor Maior.

Isto porque, defende, “não é uma questão de direitos das mulheres, mas também de direitos dos homens, resumindo direitos humanos”.


Recorde o que tem dito a fundadora Emma Watson aqui e aqui e como reagiu às recentes acusações de que não é sufcientemente feminista


 

Fidalgo crê que há muito por fazer em Portugal no âmbito deste tema, que considera “complexo”. Ao aceitar o cargo de embaixador da entidade que promove a igualdade de género em vários campos e que decorre das Nações Unidas, o ator quer também “alertar a todos os homens que, sendo ou não pais, são de certeza filhos, netos, maridos, namorados de mulheres que na liberdade das suas escolhas elas merecem ser valorizadas”.

“Governos e instituições estão atentos e a trabalhar com este alerta, mas social e culturalmente também há muito trabalho a ser feito. Tentarei promovê-lo com base na minha experiência e naquilo que acredito”, refere.
Olhando para o convite, José Fidalgo fala em “honra” e diz ser já um movimento com o qual se identifica.

E o ator diz mais: “E no qual já tinha dado alguns passos, agora é mais sério, é como embaixador de um movimento já reconhecido internacionalmente e com um longo caminho feito.”

Nesta fase, José Fidalgo conta que ainda está a “analisar estatísticas” e o que “as pessoas em geral sentem em relação ao tema”.
Uma vez encontradas conclusões – prossegue – “vamos começar ações muito concretas nomeadamente em universidades e organizações, como já tem acontecido noutros países em que o movimento está presente”, afirma.
Imagem de destaque: Divulgação/SIC