Anoud Al Asmari, de 34 anos, foi nomeada árbitra internacional pela FIFA e tornou-se na primeira mulher com o título na Arábia Saudita. Uma nomeação que aconteceu na quinta-feira, 5 de janeiro, menos de um ano depois do primeiro jogo disputado pela seleção feminina do país.
“Estou feliz por ser a primeira mulher árbitra a receber o reconhecimento internacional na história do desporto saudita”, afirmou Al Asmari à agência noticiosa francesa AFP.
Perguntada sobre a possibilidade de vir a arbitrar um jogo entre equipas masculinas, Anoud Al Asmari afirmou que não pensa nessa possibilidade enquanto a Federação Saudita de Futebol não der aval.
O reino saudita está em plena campanha pela promoção de futebol e a contratação milionária do internacional português Cristiano Ronaldo pelo Al-Nassr, um dos maiores clubes do país, é também prova disso.
A Arábia Saudita tem um campeonato feminino de futebol desde novembro de 2021 e a seleção, treinada pela alemã Monica Stapp, venceu as Seicheles por 2-0 no primeiro jogo, disputado em fevereiro do ano passado.