Realeza, top models e um noivo multimilionário: assim foi o casamento do ano em Granada

Lady Charlotte Wellesley e Alejandro Santo Domingo. Os nomes podem não lhe ser familiares, mas ambos representam duas poderosas fações: a aristocracia europeia e a fortuna sul-americana. A filha do duque de Wellington e o multimilionário colombiano casaram-se este domingo na igreja de la Encarnación, em Íllora, pequena localidade nos arredores de Granada, sul de Espanha.

Íllora, com apenas 10 mil habitantes, parou para receber a celebração que, apesar de ameaçada pelo mau tempo, contou com a presença de personalidades pouco habituais por aquelas paragens: o rei emérito de Espanha, Juan Carlos, a duquesa da Cornualha, Camilla Parker-Bowles (sem o marido, o príncipe Carlos) ou Andrea Casiraghi. O filho da princesa Carolina do Mónaco acompanhou a mulher, Tatiana Santo Domingo, sobrinha do noivo.

E nem uma representante do ramo da moda faltou: a top model checa Eva Herzigova. Do universo da música, marcou presença o cantor James Blunt, casado com a prima da noiva, Sofia Blount. A razão pela qual o casamento, ao qual compareceram 300 amigos e familiares do casal, aconteceu em Granada e não em Inglaterra, por exemplo, país natal da noiva, é simples: Charles Wellesley, nono duque de Wellington (o primeiro homem a ostentar este título foi, recorde-se, Arthur Wellesley, o homem que derrotou Napoleão na batalha de Waterloo, em 1815), é dono de uma propriedade na região onde, aliás, aconteceu o copo d’água.

A quinta do duque de Wellington tem servido de local de férias/refúgio para figuras tão ilustres como o príncipe Carlos de Inglaterra. Foi, aliás, nesse mesmo local que o herdeiro ao trono britânico se refugiou quando veio a público o seu caso extraconjugal com Camilla Parker-Bowles (estava ainda casado com Lady Di).

Filho do magnata da cerveja Bavaria, Julio Mario Santo Domingo (falecido em 2011), Alejandro (que tem também nacionalidade norte-americana) é dono de um vasto império empresarial, com negócios em áreas tão distintas como a produção televisiva e as vendas online. Segundo a revista Forbes, Alejandro, 39 anos, tem uma fortuna avaliada em 4,6 mil milhões de euros.

A noiva, de 25 anos, estudou arqueologia e antropologia na Universidade de Oxford e trabalha atualmente como produtora no estúdio londrino do fotógrafo Mario Testino. Lady Charlotte Wellesley é a segunda mais nova dos cinco filhos do casamento do duque de Wellington com a princesa Antónia da Prússia.